Permafrost

O permafrost, tipo de solo encontrado no Ártico, é importante pela sua composição e pelas informações que ele carrega consigo.

Imagem do permafrost na região do Ártico
Imagem do permafrost na região do Ártico

O Permafrost (perm: “permanente”; frost: congelado) é um tipo de solo encontrado na região do Ártico que é caracterizado pelo seu grau permanente de congelamento, conforme indica a etimologia de seu termo. Outro nome dado ao permafrost é o pergelissolo, sendo constituído basicamente por terra, gelo e rochas.

A principal característica do permafrost é o fato de ele ser constituído por uma densa camada de gelo formada durante milhares de anos. Por isso, esse solo armazena consigo restos orgânicos e partículas da atmosfera existentes em tempo muito remotos, tendo uma grande utilidade científica, pois funciona como um diário dos eventos naturais ocorridos há muitos anos.

A área ocupada pelos solos do tipo permafrost é próxima aos treze milhões de quilômetros quadrados, o que equivale a ¼ das terras emersas no hemisfério norte. Na Rússia, quase um terço da área territorial do país é ocupada pelos pergelissolos, que são também o tipo de solo predominante nos domínios da Tundra.

Outro aspecto do permafrost é a sua instabilidade. Em algumas áreas, sua espessura alcança os 300 metros durante o inverno e diminui para até dois metros no verão. Por causa disso, é pouco recomendada a construção de edifícios e até de estradas, pois as variações inconstantes no terreno podem provocar desabamentos e fissuras no terreno e nas edificações.

Os fatores que propiciam a formação do permafrost são as baixas temperaturas e os baixos índices de precipitação e neve, o que não permite uma transição e movimentação das camadas superficiais, além de expor o solo totalmente ao frio. A vegetação é escassa e adensa-se somente nos períodos mais quentes do ano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Permafrost e o aquecimento global

Os cientistas e teóricos do aquecimento global voltam-se para o permafrost com um sério tom de preocupação. Durante a sua formação, o pergelissolo armazenou consigo uma grande quantidade de matéria orgânica, além de dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4). Com o possível aquecimento da Terra em função da elevação média das temperaturas, o permafrost pode descongelar totalmente durante os próximos anos e ser responsável pela liberação de bilhões de toneladas de poluentes na atmosfera durante um rápido período de tempo.

Permafrost e uma nova fonte de energia

Como já mencionamos, o permafrost guarda consigo, entre outros elementos, uma grande quantidade de metano (CH4), mais especificadamente o hidrato de metano, aquele mesmo responsável por colocar fogo no gelo e na água. Alguns países, como os Estados Unidos, a Rússia e, principalmente, o Japão, vêm buscando desenvolver técnicas para a extração desse material, que poderia substituir o gás natural rapidamente e diminuir a dependência de importações desses países.

As principais reservas de hidrato de metano no Ártico encontram-se em áreas oceânicas com baixíssimas temperaturas e elevada pressão, o que vem dificultando (e encarecendo) as pesquisas. No entanto, é bem provável que no futuro existam técnicas eficientes para o aproveitamento do hidróxido de metano, que poderá transformar-se em uma das principais fontes de energia do mundo. A principal questão é referente aos impactos gerados aos solos oceânicos, aos ecossistemas marinhos e à atmosfera, haja vista que o metano, durante sua extração, pode escapar com maior facilidade.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Aquecimento Global

Saiba o que é e como funciona o Aquecimento Global, bem como suas causas e consequências principais.

Conservação dos solos

Conheça algumas técnicas e procedimentos para uma melhor conservação dos solos na agricultura.

Degelo

O degelo tem se agravado com o aquecimento da Terra. Clique e entenda!

Gás Metano

Clique e conheça as principais características e propriedades do gás metano.

Solo

As características, o processo de formação e as tipologias do solo.

Tundra

Conheça mais sobre a tundra, um bioma localizado no Hemisfério Norte.

Zonas polares

Zonas polares, Tundra, planeta, frias, infraestrutura, jazidas minerais, petróleo, Antártida, Antártica, temperaturas, verão, inverno, polo sul, polo norte, raios solares.