Decomposição

A decomposição – processo realizado por fungos e bactérias – garante que nutrientes sejam novamente lançados no meio para que possam ser aproveitados.

A decomposição é um processo realizado pelos organismos decompositores, os quais utilizam matéria orgânica morta para a sua alimentação. Entre os principais organismos decompositores, destacam-se fungos e bactérias.

Como ocorre o processo de decomposição?

Os organismos decompositores quebram a matéria orgânica em partículas menores, liberando sais minerais e outros nutrientes no ambiente. De maneira geral, a umidade e a temperatura são dois fatores que influenciam as taxas de decomposição. Maior umidade e temperaturas elevadas aumentam as taxas de realização desse processo.

Importância da decomposição

Por meio da decomposição, muitos nutrientes retornam ao meio. Quando um animal morre, por exemplo, as bactérias e os fungos permitem que elementos como água, sódio (Na), potássio (K), fósforo (P) e nitrogênio (N) sejam novamente incorporados ao meio. Podemos dizer, portanto, que a decomposição propicia a ciclagem de nutrientes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que aconteceria se a decomposição não existisse?

Sabemos que a decomposição é responsável por “estragar” os alimentos, porém, mesmo diante desse fator, ela é essencial para a manutenção da vida em nosso planeta.

Se a decomposição não acontecesse, a vida no planeta não se renovaria, pois as substâncias necessárias para o desenvolvimento dos seres vivos ficariam retidas nos cadáveres, não sendo novamente disponibilizadas. Também não teríamos combustíveis fósseis, uma vez que eles são formados a partir da decomposição de matéria orgânica.

Vale salientar também que os fósseis seriam mais facilmente formados, uma vez que a preservação de um organismo depende do soterramento rápido e da ausência de decompositores.

A decomposição devolve nutrientes ao meio

A decomposição devolve nutrientes ao meio

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Bacteriófagos

Entenda como atuam os bacteriófagos, um grupo de vírus que se destaca por sua capacidade de infectar bactérias.

Bactérias autotróficas

A nutrição das bactérias pode ocorrer de forma autotrófica e de forma heterotrófica. Clique aqui e conheça como esses seres microscópicos obtêm energia de forma autotrófica.

Bactérias gram-positivas e negativas

Microbiologia, Patologia, Bactérias Gram-positivas, Bactérias Gram-negativas, Culturas bacteriológicas, Violeta de genciana, Membrana plasmática, Parede celular, Peptidoglicanos, Camada lipoprotéica, Lipopolissacarídeos, Antibióticos.

Classificação dos fungos

Na atualidade, a análise das estruturas reprodutivas, principalmente do tipo de esporo, é um dos principais critérios adotados na classificação dos fungos.

Estrutura celular de uma bactéria

Informe-se mais sobre como é a estrutura celular de uma bactéria clicando aqui!

Fungos

Os fungos são organismos eucariontes, uni ou multicelulares (leveduras ou fungos filamentosos, respectivamente), e de nutrição heterotrófica por absorção.

Importância das bactérias para o homem

Saiba como as bactérias, esses seres microscópicos, podem ser tão benéficas para a humanidade.

Importância dos fungos

Veja aqui qual a importância dos fungos para o homem e para a natureza.

Nutrição heterotrófica das bactérias

As bactérias heterotróficas são aquelas que não conseguem produzir o próprio alimento, devendo, então, alimentarem-se de matéria orgânica proveniente de outros seres vivos.

Tempo de decomposição do lixo

Você conhece o tempo de decomposição do lixo? Cada material apresenta um tempo de decomposição específico e é importante conhecer esse tempo para entender o impacto que o descarte incorreto pode causar. Clique aqui e conheça o tempo de decomposição de alguns resíduos no meio ambiente.

VRSA: superbactéria brasileira

Conheça um pouco mais sobre a nova superbactéria observada em um paciente do Hospital das Clínicas de São Paulo.