Estrutura celular de uma bactéria

A estrutura celular de uma bactéria é bastante simples quando comparada às células eucarióticas.

Observe a estrutura básica de uma bactéria
Observe a estrutura básica de uma bactéria

As bactérias são organismos simples, formados por apenas uma célula, sendo chamados, portanto, de seres unicelulares. Seu material genético (DNA) é encontrado disperso no citoplasma, pois não possuem carioteca delimitando seu núcleo (seres procarióticos).

A maioria das células bacterianas possui parede celular, localizada externamente à membrana plasmática, formada por peptideoglicano ou mureína, que garante proteção e forma à célula. Além da parede, algumas bactérias possuem uma cápsula polissacarídica que envolve essa estrutura.

No citoplasma observa-se a ausência de organelas membranosas e a presença de ribossomos, estruturas relacionadas com a síntese de proteínas. Os ribossomos estão presentes em grande quantidade e são menores que aqueles encontrados nas células eucarióticas. Nas células bacterianas podemos encontrar também grânulos de reserva, que variam de natureza química.

O cromossomo bacteriano caracteriza-se por ser uma única molécula de dupla fita circular de DNA. Além do DNA cromossômico, as células bacterianas apresentam moléculas menores de DNA circular, que possuem genes que não são essenciais para a sobrevivência da bactéria. Essas moléculas são chamadas de plasmídeos.

As bactérias podem ainda apresentar flagelos, estruturas locomotoras formadas principalmente por uma proteína denominada flagelina. As bactérias que não apresentam essa estrutura são denominadas atríquias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outra estrutura encontrada nas bactérias são as fimbrias, que lembram os flagelos, porém, atuam auxiliando na fixação das bactérias. Essas estruturas são formadas pela proteína pilina e se assemelham a pequenos pelos. São encontradas fimbrias principalmente nas bactérias chamadas de Gram negativas.


Observe os diferentes formatos que as bactérias possuem

Normalmente as bactérias são classificadas, de acordo com o formato que possuem, em:

- Cocos = Bactérias com formato esférico. Exemplo: Chlamydia trachomatis.

- Bacilos = Bactérias com formato de bastão. Exemplo: Mycobacterium tuberculosis.

- Espirilo = Bactérias com formato espiralado. Exemplo: Treponema pallidum.

- Vibrião = Bactérias com formato de vírgula. Exemplo: Vibrio cholerae.

Outra classificação bastante usada é a de gram-positiva e gram-negativa. Essa classificação diz respeito a uma técnica denominada método de Gram, que se baseia na utilização dos reagentes cristal violeta, lugol, etanol-acetona e fucsina básica para corar a parede celular das bactérias. As que coram de roxo recebem o nome de gram positivas e as que coram de vermelho são denominadas de negativas.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Clostridium botulinum

Clostridium botulinum é a bactéria responsável por produzir a toxina que causa o botulismo. Clique aqui e conheça os efeitos dessa bactéria no organismo.

Bacteriófagos

Entenda como atuam os bacteriófagos, um grupo de vírus que se destaca por sua capacidade de infectar bactérias.

Bactérias autotróficas

A nutrição das bactérias pode ocorrer de forma autotrófica e de forma heterotrófica. Clique aqui e conheça como esses seres microscópicos obtêm energia de forma autotrófica.

Bactérias comedoras de carne

Conheça a doença das bactérias comedoras de carne, uma infecção grave que pode levar à morte caso não seja diagnosticada precocemente.

Bactérias gram-positivas e negativas

Microbiologia, Patologia, Bactérias Gram-positivas, Bactérias Gram-negativas, Culturas bacteriológicas, Violeta de genciana, Membrana plasmática, Parede celular, Peptidoglicanos, Camada lipoprotéica, Lipopolissacarídeos, Antibióticos.

Celulite infecciosa

Quer saber o que é celulite infecciosa? Clique no texto e veja como se pega essa infecção de pele e os riscos que ela pode causar. Saiba como tratá-la.

Classificação dos seres vivos em cinco reinos

Entenda a classificação dos seres vivos em cinco reinos e conheça algumas das características principais de cada um deles.

Como cuidar da higiene de casa?

Aprenda como cuidar da higiene de casa e conheça os pontos de maior proliferação de organismos patogênicos.

Decomposição

Entenda a importância da decomposição para a vida no planeta e as principais características desse processo realizado por fungos e bactérias.

Divisão binária

Entenda o que é divisão binária e conheça exemplos de alguns organismos que realizam esse tipo de reprodução assexuada.

Doenças causadas por bactérias

As bactérias são organismos unicelulares, procariontes e podem causar diversas enfermidades. Saiba mais sobre as doenças causadas por bactérias lendo nosso texto!

Importância das bactérias para o homem

Saiba como as bactérias, esses seres microscópicos, podem ser tão benéficas para a humanidade.

Microbiologia

Quer entender o que a microbiologia estuda? Clique aqui, saiba como essa ciência surgiu e se desenvolveu e veja qual o seu objetivo e importância.

Nutrição heterotrófica das bactérias

As bactérias heterotróficas são aquelas que não conseguem produzir o próprio alimento, devendo, então, alimentarem-se de matéria orgânica proveniente de outros seres vivos.

Teoria celular

Conheça a Teoria Celular, que afirma que todos os seres vivos são formados por células!

Tuberculose

Saiba mais sobre a tuberculose clicando aqui. Neste texto abordaremos o que é a tuberculose, suas causas, seus sintomas e seu tratamento.

VRSA: superbactéria brasileira

Conheça um pouco mais sobre a nova superbactéria observada em um paciente do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Vacina BCG

Aprenda mais sobre a vacina BCG, aqui. Neste texto entenderemos como a vacina é feita, sua importância e quem pode recebê-la.