Divisão binária

A divisão binária é um tipo de reprodução assexuada em que um organismo divide-se ao meio e dá origem a dois indivíduos idênticos.

Quando falamos em reprodução assexuada, não podemos esquecer do processo mais conhecido: a divisão binária. Esse processo, conhecido também como cissiparidade, bipartição e fissão, caracteriza-se pela divisão do organismo em dois, gerando filhos idênticos aos pais.

→ O que significa dizer que uma reprodução é assexuada?

Uma reprodução é do tipo assexuada quando os descentes são produzidos sem que haja a fusão de gametas. Na reprodução sexuada, ao contrário, o que se observa é a participação de gametas no processo de reprodução. Com o ser humano, por exemplo, a reprodução é sexuada, pois há a fusão do espermatozoide com o ovócito.

Como não há fusão de gametas, a reprodução assexuada gera indivíduos idênticos aos pais, que são chamados de clones. A variabilidade genética ocorre apenas quando há mutações, que levam à modificação do material genético.

Existem diferentes tipos de reprodução assexuada, tais como o brotamento, a fragmentação, a propagação vegetativa, a divisão múltipla e a divisão binária.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Afinal, o que é a divisão binária?

A divisão binária é um tipo de reprodução assexuada na qual ocorre a divisão de um organismo em dois. É uma reprodução observada em alguns organismos unicelulares, como bactérias e protozoários, e acontece também em organismos multicelulares, tais como as planárias.

Nos organismos unicelulares procariontes, há um processo semelhante à mitose, em que ocorre a duplicação do DNA, um aumento do tamanho da célula, a formação de um septo e a posterior divisão dessa célula em duas. Nos organismos eucariontes unicelulares, como os protozoários, trata-se de uma divisão mitótica em que a célula divide-se e dois organismos são formados.

No caso das planárias, organismos multicelulares, também acontece a divisão do organismo em dois. Nesses seres, há a constrição na região mediana do corpo e uma posterior separação do organismo em dois.

A reprodução das bactérias é por meio da divisão binária

A reprodução das bactérias é por meio da divisão binária

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Divisão múltipla (esquizogonia)

Conheça um pouco mais a respeito do processo de reprodução assexuada conhecido como divisão múltipla ou esquizogonia. Neste texto explicaremos rapidamente a diferença entre reprodução assexuada e sexuada, conheceremos as etapas da divisão múltipla e mostraremos um caso em que essa divisão é observada.

Estrutura celular de uma bactéria

Informe-se mais sobre como é a estrutura celular de uma bactéria clicando aqui!

Filo Platyhelminthes

Grupo que abriga espécies parasitas e de vida livre.

Partenogênese

Clique e entenda o que é a partenogênese, um tipo de reprodução assexuada que ocorre em algumas espécies de animais e plantas. Explicamos ainda se a partenogênese tem a capacidade de gerar variabilidade genética e discutimos alguns casos de organismos que apresentam essa curiosa forma de reprodução assexuada.

Protozoários

Grupo cujos representantes são unicelulares, eucariontes e heterotróficos.

Reprodução assexuada

Conheça as características e os tipos de reprodução assexuada.