Tipos de reprodução

Todos os seres vivos têm capacidade de reprodução, sendo tal aspecto essencial para a existência das espécies. Ela consiste na produção de descendentes a partir de um ou dois organismos, incluindo a transmissão de genes a esses novos indivíduos.

De forma geral, existem dois tipos de reprodução: a assexuada e a sexuada. A primeira dá origem a novos seres, idênticos morfologicamente e geneticamente àqueles que os originaram; e a segunda, por envolver a troca de material genético entre indivíduos, é uma das principais formas de se promover a variabilidade entre os organismos vivos, inclusive entre indivíduos de uma mesma espécie.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem seres vivos que se reproduzem tanto de uma forma quanto de outra; e também há processos reprodutivos mais peculiares, como a partenogênese, na qual são desenvolvidos novos indivíduos a partir do desenvolvimento de óvulos não fecundados.

Esta seção foi criada com o objetivo de fornecer informações sobre uma das características mais fantásticas dos seres vivos: a reprodução. Sem ela, não contaríamos com a biodiversidade incrível existente em nosso planeta. Na verdade, sem os processos reprodutivos, a vida não teria sido viabilizada.

Conheça nossas produções!

O encontro entre gametas caracteriza a reprodução sexuada.

Por: Mariana Araguaia

Artigos de Tipos de reprodução

Alternância de gerações

Entenda o que é a alternância de gerações e saiba a diferença entre esses ciclos reprodutivos de plantas e cnidários.

Casos especiais de reprodução

Algumas situações especiais envolvendo a formação de novos indivíduos.

Ciclos de vida

Saiba mais sobre os ciclos de vida dos seres vivos, isto é, o ciclo haplobionte e o diplobionte.

Diferença entre reprodução sexuada e assexuada

Entenda a diferença entre reprodução sexuada e assexuada e aprenda mais sobre as variadas formas de reprodução dos seres vivos. Conheça ainda as características dos principais tipos de reprodução assexuada: partenogênese, fragmentação, brotamento, divisão binária, divisão múltipla e propagação vegetativa.

Divisão binária

Entenda o que é divisão binária e conheça exemplos de alguns organismos que realizam esse tipo de reprodução assexuada.

Divisão múltipla (esquizogonia)

Conheça um pouco mais a respeito do processo de reprodução assexuada conhecido como divisão múltipla ou esquizogonia. Neste texto explicaremos rapidamente a diferença entre reprodução assexuada e sexuada, conheceremos as etapas da divisão múltipla e mostraremos um caso em que essa divisão é observada.

Inseminação artificial

Amplie seus conhecimentos sobre a inseminação artificial e conheça quais os métodos utilizados nesse método reprodutivo.

Partenogênese

Clique e entenda o que é a partenogênese, um tipo de reprodução assexuada que ocorre em algumas espécies de animais e plantas. Explicamos ainda se a partenogênese tem a capacidade de gerar variabilidade genética e discutimos alguns casos de organismos que apresentam essa curiosa forma de reprodução assexuada.

Reprodução assexuada

Conheça as características e os tipos de reprodução assexuada.

Reprodução por brotamento

Amplie seus conhecimentos a respeito da reprodução por brotamento, um tipo de reprodução assexuada que ocorre em algumas plantas e animais. Neste texto falaremos como ocorre esse tipo de reprodução, quais organismos realizam esse processo e também lembraremos as características básicas de uma reprodução assexuada.

Reprodução sexuada

Saiba no que consiste e conheça a importância da reprodução sexuada.