Divisão múltipla (esquizogonia)

A divisão múltipla, ou esquizogonia, é um tipo de reprodução assexuada que pode ser observado em protozoários e dá origem a várias células-filhas.

A divisão múltipla, ou esquizogonia, é uma forma de reprodução que se caracteriza pela ocorrência de várias divisões do núcleo celular sem que haja divisão imediata do citoplasma. Essa forma de reprodução é assexuada, por não ocorrer a participação de gametas.


Diferença entre a reprodução sexuada e a assexuada

Podemos classificar os processos de reprodução em dois grandes grupos: reprodução sexuada e reprodução assexuada. Nesse último grupo, encontramos diferentes formas de reprodução, como a divisão múltipla, também chamada de esquizogonia.

Na reprodução sexuada, há o envolvimento de gametas e a fusão entre eles, garantindo, desse modo, um aumento na variabilidade genética. Na reprodução assexuada, não é observado o envolvimento de gametas. Nesse caso, os indivíduos formados são idênticos ao organismo que os originou, com exceção dos casos em que há mutações. Por serem idênticos, dizemos que indivíduos formados na reprodução assexuada são clones e que esse processo não apresenta variabilidade.


Etapas da divisão múltipla

Na divisão múltipla, ocorrem várias divisões do núcleo celular. Após a formação da célula plurinucleada, esta se divide, formando várias células de maneira simultânea. Desse modo, podemos dizer que a divisão múltipla ocorre nas seguintes etapas:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Núcleo divide-se várias vezes;

  • Forma-se uma célula plurinucleada;

  • Citoplasma divide-se;

  • Várias células-filhas são produzidas simultaneamente.


Exemplo de divisão múltipla: Plasmodium

O Plasmodium é um protozoário que afeta as hemácias, causando a malária, e que se reproduz por divisão múltipla. O ciclo desse protozoário inicia-se quando o mosquito Anopheles inocula os esporozoítos na circulação sanguínea humana. No fígado, eles se transformam em criptozoítos. O núcleo do criptozoíto começa então a se dividir repetidas vezes, resultando na forma multinucleada denominada esquizonte. O esquizonte forma então os merozoítos, que são liberados no tecido circundante.

Observe um esquema representando o ciclo de vida do Plasmodium
Observe um esquema representando o ciclo de vida do Plasmodium

Os merozoítos invadem hemácias, dando início a um novo ciclo de reprodução assexuada. Ele sofre novamente esquizogonia, formando trofozoítos. O núcleo do trofozoíto sofre várias divisões, formando o esquizonte, que, por sua vez, forma vários merozoitos (estes são lançados na corrente sanguínea). Nesse momento, pode-se iniciar o ciclo sexuado ou ocorrer outra invasão nas hemácias.

Leia também: Malária, doença causada por protozoários do gênero Plasmodium

O Plasmodium é um exemplo de organismo que se reproduz por divisão múltipla

O Plasmodium é um exemplo de organismo que se reproduz por divisão múltipla

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Diferença entre reprodução sexuada e assexuada

Entenda a diferença entre reprodução sexuada e assexuada e aprenda mais sobre as variadas formas de reprodução dos seres vivos. Conheça ainda as características dos principais tipos de reprodução assexuada: partenogênese, fragmentação, brotamento, divisão binária, divisão múltipla e propagação vegetativa.

Divisão binária

Entenda o que é divisão binária e conheça exemplos de alguns organismos que realizam esse tipo de reprodução assexuada.

Partenogênese

Clique e entenda o que é a partenogênese, um tipo de reprodução assexuada que ocorre em algumas espécies de animais e plantas. Explicamos ainda se a partenogênese tem a capacidade de gerar variabilidade genética e discutimos alguns casos de organismos que apresentam essa curiosa forma de reprodução assexuada.

Reprodução por brotamento

Amplie seus conhecimentos a respeito da reprodução por brotamento, um tipo de reprodução assexuada que ocorre em algumas plantas e animais. Neste texto falaremos como ocorre esse tipo de reprodução, quais organismos realizam esse processo e também lembraremos as características básicas de uma reprodução assexuada.

Reprodução sexuada

Saiba no que consiste e conheça a importância da reprodução sexuada.