Reprodução assexuada

Dentre as características que todos os seres vivos possuem em comum, a reprodução é uma delas, sendo responsável pela perpetuação das espécies e continuidade da vida, desde o seu princípio. Ela pode ser sexuada, quando envolve a união de material genético de indivíduos diferentes, geralmente envolvendo a produção e união de gametas; ou assexuada.

No caso da reprodução assexuada, há a participação de apenas um indivíduo, e temos como produto final seres idênticos, exceto quando ocorrem mutações.

Indivíduos unicelulares se reproduzem por meio de bipartição, também chamada de cissiparidade, ou divisão binária: categoria de reprodução assexuada na qual uma única célula se divide, dando origem a dois indivíduos.

Alguns fungos e algas, em situações ambientais desfavoráveis, formam esporos assexuados. Muito resistentes, permanecem inertes no ambiente, até que tenham condições de se desenvolver. Nesse caso, multiplicam-se por meio de sucessivas divisões celulares, formando uma cópia exata dos indivíduos que os originou.

Nas plantas, multicelulares, é comum a propagação vegetativa, na qual o fragmento de um indivíduo pode criar raiz, e, caso seja separado, forma uma planta independente. 

Entre algumas algas, fungos, plantas e animais, há também o brotamento, que consiste na formação de broto em um indivíduo que, a partir de determinado momento, se solta, passando a ter uma vida independente.

Nos animais, como estrelas-do-mar e planárias, há a também a fissão, na qual fragmentos de um indivíduo se regeneram, formando um novo ser vivo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
 Reprodução por brotamento em uma espécie de hidra

Reprodução por brotamento em uma espécie de hidra

Por: Mariana Araguaia

Artigos relacionados

Características de um ser vivo

Conheça as principais características de um ser vivo e como diferenciá-lo de um ser não vivo.

Ciclos de vida

Saiba mais sobre os ciclos de vida dos seres vivos, isto é, o ciclo haplobionte e o diplobionte.

Divisão binária

Entenda o que é divisão binária e conheça exemplos de alguns organismos que realizam esse tipo de reprodução assexuada.

Especiação

Entenda o que é especiação, os fatores determinantes para que ela ocorra e a diferença entre a especiação simpátrica, parapátrica e alopátrica.

Fecundação

Saiba mais sobre o que é e como acontece a fecundação do óvulo pelo espermatozoide.

Partenogênese

Clique e entenda o que é a partenogênese, um tipo de reprodução assexuada que ocorre em algumas espécies de animais e plantas. Explicamos ainda se a partenogênese tem a capacidade de gerar variabilidade genética e discutimos alguns casos de organismos que apresentam essa curiosa forma de reprodução assexuada.

Reprodução por brotamento

Amplie seus conhecimentos a respeito da reprodução por brotamento, um tipo de reprodução assexuada que ocorre em algumas plantas e animais. Neste texto falaremos como ocorre esse tipo de reprodução, quais organismos realizam esse processo e também lembraremos as características básicas de uma reprodução assexuada.

Reprodução sexuada

Saiba no que consiste e conheça a importância da reprodução sexuada.