Seres vivos

Seres vivos são organismos formados por uma ou mais células; possuem capacidade de reprodução; e apresentam crescimento, metabolismo e resposta a estímulos. Além disso, são formados predominantemente por certos elementos, como carbono, nitrogênio, hidrogênio e nitrogênio, que formam moléculas orgânicas. Como vírus são acelulares e apresentam metabolismo somente quando estão no interior de células, não há um consenso entre os cientistas quanto a tais organismos serem ou não seres vivos. Em nosso site, optamos por deixá-los aqui, nesta seção.

Uma vez que são muitos os representantes vivos encontrados em nosso planeta (cerca de dois milhões), eles são classificados em grupos hierárquicos – os táxons – de acordo com suas semelhanças e diferenças e (mais recentemente e a cada dia) parentesco evolutivo.

Além disso, as espécies possuem, além do nome comum, o nome científico. Este facilita a comunicação entre pesquisadores e pessoas interessadas, uma vez que são universais; ou seja, em todo o mundo, aquela espécie específica é chamada pelo mesmo nome e geralmente é classificada da mesma forma.

A categoria taxonômica (ou taxa) mais ampla é chamada reino e a mais específica, espécie. Geralmente, nas escolas, os seres vivos são estudados em cinco reinos: Animalia (animais), Fungi (fungos), Plantae (vegetais), Protoctista (algas e protozoários) e Monera (os únicos seres vivos procarióticos: bactérias e arqueas). No entanto, com o avanço da ciência, alterações significativas têm sido feitas, considerando novos critérios de semelhanças e diferenças entre eles.

Abaixo, há dois exemplos de classificação, tal como foi dito anteriormente. Não se assuste com os nomes e tampouco procure decorá-los. Tais exemplos só estão aqui para ilustrar a ideia da classificação científica:

Nome vulgar: Onça

Classe Magnoliopsida
Filo Tracheophyta
Reino Plantae
---

Nesta seção, você vai encontrar muitas informações referentes aos seres vivos, tais como suas características, classificação biológica (taxonomia), aspectos evolutivos e exemplos.

Não deixe de conferir!

Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

São muitos os seres vivos já conhecidos pela nossa espécie.

Por: Mariana Araguaia

Seções de Seres vivos

Bactérias e arqueas

Seção responsável pelo estudo das bactérias e arqueas.

Fungos

Seção responsável pelo estudo da Micologia, ou seja: dos fungos.

Plantas

Clique e aprenda mais sobre as formas de classificação das plantas.

Protozoários e algas

Seção responsável pelo estudo dos protozoários e algas: integrantes do Reino Protoctista.

Reino Animalia

Clique aqui e aprenda mais sobre o Reino Animalia. Conheça as características gerais do grupo e sua classificação.

Vírus

Conheça as características desses sistemas moleculares de tamanho diminuto.

Artigos de Seres vivos

Características de um ser vivo

Conheça as principais características de um ser vivo e como diferenciá-lo de um ser não vivo.

Categorias taxonômicas

Conheça as categorias taxonômicas em que os seres vivos estão agrupados.

Classificação dos seres vivos em cinco reinos

Entenda a classificação dos seres vivos em cinco reinos e conheça algumas das características principais de cada um deles.

Irritabilidade

Aprenda aqui o que é irritabilidade, uma das características dos seres vivos, e conheça alguns importantes exemplos dessa incrível capacidade. Neste texto, explicaremos também qual a diferença existente entre sensibilidade e irritabilidade, dois conceitos distintos frequentemente usados como sinônimos.

Nomenclatura binomial de Lineu

Saiba a importância e como utilizar a nomenclatura binomial.

Organismos unicelulares e multicelulares

Descubra a diferença entre organismos unicelulares e multicelulares!

Plâncton

Conheça a importância do plâncton para a manutenção da vida aquática e de toda a biosfera.

Três domínios

Aprenda a classificação dos seres vivos em três domínios e saiba que reinos deixam de existir quando se considera essa forma de agrupar os organismos.