Protozoários e algas

O Reino Protista, ou Protoctista, é um grupo que gera muitas controvérsias, uma vez que abriga indivíduos distintos entre si, de origens evolutivas também distintas. Assim, essa divisão é artificial, contemplando organismos unicelulares eucariontes e heterotróficos, e que podem formar colônias - os protozoários; e também seres vivos fotossintetizantes, unicelulares ou com várias células, sem tecidos verdadeiros: as algas. 

Protozoários são seres microscópicos, sendo a maioria aquática. Alguns são parasitas, podendo provocar doenças em seus hospedeiros, como a amebíase, leishmaniose e doença de Chagas; e há também indivíduos que desempenham relações harmônicas com outras espécies. Podem reproduzir assexuadamente, por divisão binária, ou sexuadamente.

Quanto às algas, são organismos aquáticos ou de ambiente terrestre e úmido. A maioria das espécies têm suas células dotadas de parede celular, geralmente constituída por celulose; e possuem cloroplastos em seu interior, auxiliando na fotossíntese. O corpo das algas multicelulares, filamentoso, é chamado talo. Quanto à reprodução, esta pode ser assexuada, por divisão binária ou fragmentação; ou sexuada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na Biologia, protozoários aquáticos, de vida livre, são considerados integrantes do zooplâncton, sendo, por isso, estudados na Zoologia; e os que causam doenças, fazem parte do conteúdo programático da Microbiologia, que é a parte da Biologia responsável pelo estudo de micro-organismos patogênicos. Quanto às algas, a área responsável por elas é a Ficologia.

Nesta seção você encontrará um bom acervo sobre esse grupo de seres vivos, e aprenderá muitos aspectos interessantes de sua biologia.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Representantes unicelulares e fotossintetizantes do Reino Protoctista.

Por: Mariana Araguaia

Artigos de Protozoários e algas

A importância das algas

Veja quão presentes estão as algas, em nosso dia a dia.

Algas

Aprenda um pouco mais sobre as algas, um grupo de organismos fotossintetizantes que, apesar da aparência, não podem ser chamados de plantas.

Algas multicelulares

Compreenda as características e os principais grupos de algas multicelulares.

Algas unicelulares

Compreenda as características e os principais grupos de algas unicelulares.

Balantidiose, disenteria amebiana e doença de Chagas

Fique atento! Confira os principais sintomas e formas de transmissão da balantidiose, disenteria amebiana e doenças de chagas.

Giardíase, leishmaniose e toxoplasmose

Você sabia que medidas de higiene e saneamento básico podem evitar doenças como giardíase, leishmaniose e toxoplasmose. Confira!

Maré vermelha

Fenômeno provocado pela superpopulação de algas, e que pode causar trágicas consequências.

Protozoários

Grupo cujos representantes são unicelulares, eucariontes e heterotróficos.

Tricomoníase e malária

A tricomoníase e a malária são doenças com características diferentes, porém ambas são transmitidas por protozoários. Conheça mais sobre essas doenças.