Dia Mundial da Água

No dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água
No dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. A sugestão da criação dessa data foi feita pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, mais conhecida como Eco-92. Desde 1993, essa data é celebrada ao redor do mundo em torno de um tema central. A escolha dos temas sempre tem o intuito de chamar a atenção sobre a importância da água potável e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos. Em 2012, o tema trabalhado foi “A água e a segurança alimentar”. O tema de 2013, que representou o 20º Dia Mundial da Água, é “Cooperação pela água”.

Esse tema foi definido com a intenção de integrar cientistas, formuladores de políticas, governos, especialistas em gestão de recursos hídricos e a sociedade civil organizada na busca de garantir que a água potável possa atender melhor a necessidade de todos. Essa cooperação é importante porque as fontes de água são limitadas e lidar com a demanda de água frente à sua disponibilidade exige cooperação. Além disso, não tem como não pensar em gestão dos recursos hídricos de uma forma que não seja integrada, pois a água não se limita a fronteiras políticas. Segundo a Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO), 276 bacias hidrográficas cruzam fronteiras internacionais.

A água é um direito de todos, mas seu acesso é desigual. Atualmente, contabiliza-se cerca de 3.500 mortes diretamente ligadas às condições inadequadas de suprimento de água, saneamento e higiene. A ONU estima que cerca de um bilhão de pessoas não possuem acesso a um abastecimento de água que seja suficiente para suprir suas necessidades diárias.

Com a abordagem da temática “Cooperação pela Água”, a ONU e a UNESCO esperam um melhor gerenciamento dos aquíferos que cruzam fronteiras, provocar ações concretas em prol da cooperação pela água, fomentar parcerias, promover intercâmbio de dados científicos, entre outros objetivos.

A gestão adequada dos recursos hídricos também envolve melhor distribuir a água, evitando desperdícios. Pela enorme quantidade de água que vemos ao redor do mundo, seja em mares, rios ou lagos, costumamos achar que existe muita água disponível e que este recurso é infinito. Contudo, segundo a Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, dos 70% de água que constituem o nosso planeta, apenas 2,5% estão disponíveis para o consumo humano (em diversos setores – produção de alimentos, indústrias, consumo individual etc.), que são fontes de água doce, o restante constitui fontes de água salgada. Essa pequena fração seria capaz de abastecer todo o planeta, mas devido aos níveis de poluição dos recursos hídricos, o mau uso e o desperdício humano, isso não é possível. Se nada for feito, esse recurso será cada vez mais escasso e diversos conflitos poderão surgir pelo acesso à água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dessa pequena fração de água que está disponível para o consumo humano, a maior parte é destinada à produção de alimentos. Segundo dados da ONU apresentados pelo Ministério do Meio Ambiente, 70% da água distribuída mundialmente é destinada à agricultura, 22%, à indústria, e apenas 8% para o consumo doméstico.

E se não bastasse essa má distribuição da água, ocorre grande desperdício desse recurso em todos os setores da sociedade, bem como no nosso consumo individual. A utilização da água deve ocorrer de forma consciente em todos os setores, na indústria, agricultura, saneamento básico e uso individual.

Todos são responsáveis pelo uso adequado e proteção desse recurso de valor inestimável. Veja algumas dicas de como você pode fazer sua parte no dia a dia para evitar o desperdício de água:

  • Reutilize água – a água da chuva pode ser captada e utilizada de diversas maneiras; a água do último enxágue da máquina de lavar também pode ser utilizada;
  • Não escove os dentes ou lave a louça com a torneira ligada;
  • Recomende a seus pais que não lavem as calçadas com água limpa! Isso pode ser feito com água captada da chuva, da máquina de lavar; ou, ainda melhor, pode-se varrer ao invés de lavar;
  • Não brinque com água;
  • Desligue o chuveiro ao se ensaboar e na hora de passar o xampu e o condicionador, ligando-o somente na hora do enxágue;
  • Atente seus pais sobre vazamentos em torneiras;
  • Recomende a seus pais que utilizem vasos sanitários com caixa de água acoplada de seis litros ou de duplo acionamento.
Por: Flávia de Figueiredo Machado

Artigos relacionados

1º de abril – Dia da Mentira

Clique aqui e descubra uma das hipóteses mais aceitas da criação Dia da Mentira. Entenda a relação dessa data com a adoção do calendário gregoriano.

Ciclo da Água

Ciclo da água, A molécula H2O, Hidrosfera, Estados físicos da água, Gelo, Solidificação / fusão, Vapor d’água, Evaporação, Biosfera, Cíclico curto, Cíclico longo, Percolação, Gotículas, Neve, Granizo, Excreção fisiológica.

Água potável no mundo

Entenda a importância e as características gerais da água potável, um dos mais importantes e estratégicos recursos naturais do planeta.