Ciclo do gás carbônico

O carbono é encontrado no ar atmosférico e também dissolvido nas águas de mares, rios e lagos
O carbono é encontrado no ar atmosférico e também dissolvido nas águas de mares, rios e lagos

O gás carbônico (CO2) é um elemento que está disponível no ar atmosférico e também dissolvido nas águas de mares, rios e lagos. Através da fotossíntese, os vegetais conseguem retirar o gás carbônico presente no ar ou na água, sendo que ele é devolvido para esses ambientes principalmente pela respiração.

Durante a realização da fotossíntese pelos vegetais, os átomos de carbono presentes no gás carbônico são utilizados para a formação de moléculas orgânicas. Uma parte dessas moléculas orgânicas é degradada pela própria planta durante a respiração celular, sendo que durante esse processo o carbono é devolvido à atmosfera na forma de CO2. A outra parte das moléculas orgânicas fica armazenada nos tecidos vegetais, e disponível para os animais consumidores.

Ao consumir os vegetais, os animais herbívoros estarão consumindo as moléculas orgânicas, e a maior parte dessas moléculas serão degradadas na respiração celular, sendo que nessa degradação o carbono é eliminado na forma de CO2. A outra parte das moléculas orgânicas obtidas através da ingestão dos vegetais é utilizada na síntese de substâncias orgânicas do herbívoro, passando a fazer parte de sua biomassa. O carbono contido na biomassa do animal herbívoro pode ser transferido a um consumidor carnívoro, caso o herbívoro seja consumido, ou então ser decomposta pelos seres decompositores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dessa forma, o carbono incorporado na fotossíntese passa de um nível trófico para outro, e vai retornando para a atmosfera através da respiração dos organismos vivos e também pela ação dos decompositores, que estão presentes em todos os níveis tróficos, completando o ciclo do carbono.

O gás carbônico produzido na respiração e na decomposição dos seres vivos deveria ser compensado pelo consumo desse gás na fotossíntese, mas com a liberação de CO2 na atmosferaatravés da queima de madeira e de combustíveis fósseis, como o petróleo, o gás natural e o carvão mineral, a liberação do gás está a uma velocidade muito maior do que a velocidade de assimilação do gás pela fotossíntese. A consequência disso é o aumento na concentração de gás carbônico na atmosfera e a elevação da temperatura do nosso planeta.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos relacionados

Ciclo da Água

Ciclo da água, A molécula H2O, Hidrosfera, Estados físicos da água, Gelo, Solidificação / fusão, Vapor d’água, Evaporação, Biosfera, Cíclico curto, Cíclico longo, Percolação, Gotículas, Neve, Granizo, Excreção fisiológica.

Ciclo do Oxigênio

Compreenda os processos envolvidos no ciclo do oxigênio, suas vias de liberação e utilização.

Ciclo do cálcio

Saiba como ocorre o ciclo do cálcio, mineral tão importante para os seres vivos.

Ciclo do fósforo

Saiba como ocorre o ciclo do fósforo, um mineral de imensa importância para a vida.

Ciclo do nitrogênio

Saiba o que é o ciclo do nitrogênio e porque esse ciclo é tão importante para os seres vivos.