Rio + 20

No ano de 2012, a cidade do Rio de Janeiro será sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá entre os dias 13 e 22 de junho. Esse encontro contará com a presença de chefes de Estado, Governos e representantes de mais de 150 países, além de centenas de participantes de vários setores da sociedade civil.

Também chamado de Rio + 20, o encontro marcará o vigésimo aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que aconteceu no Rio de Janeiro no ano de 1992, conhecida como Cúpula da Terra, ECO ouRio 92; e dez anos da Cúpula Mundial pelo Desenvolvimento Sustentável, ocorrida em Joanesburgo (África do Sul) em 2002.

Rio + 20 é um evento intergovernamental dirigido pelas Nações Unidas e que tem como principal objetivo renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável. A conferência terá como temas principais: a “economia verde” no contexto do desenvolvimento sustentável e o combate à pobreza mundial.

A discussão sobre a “economia verde” é uma oportunidade de alcançar a cooperação de iniciativas internacionais, incluindo atividades e programas que atendem as diferentes realidades dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, lembrando que, para que ocorra a realização do desenvolvimento sustentável global, é preciso haver redução das desigualdades nacionais e internacionais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A realização da Rio + 20 no Rio de Janeiro tem um significado especial, pois foi lá que, no ano de 1992, se consolidou o conceito de desenvolvimento sustentável. Vinte anos depois, os líderes do mundo se reunirão novamente para fazer um balanço de tudo o que foi feito nas últimas duas décadas e para debater sobre maneiras de restaurar os estragos feitos no planeta.

É importante ressaltar que a diminuição do impacto da humanidade no mundo não é responsabilidade apenas de nossos governantes, mas nossa também. O tempo que gastamos no banho ou escovando os dentes, o meio de transporte que escolhemos, a utilização de objetos recicláveis ou não, tudo isso interfere de alguma maneira no planeta e, consequentemente, na nossa vida.

A sociedade civil tem sido muito importante na promoção do desenvolvimento sustentável. Por esse motivo, todos podem contribuir, enviando sugestões, divulgando informações e participando de eventos da conferência. Antes do evento, as pessoas podem participar enviando sugestões em qualquer uma das línguas oficiais das Nações Unidas (inglês, espanhol, francês, árabe, russo ou chinês).

Em junho de 2012, o Brasil sediará a conferência da ONU que reunirá líderes do mundo todo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar mel

Em junho de 2012, o Brasil sediará a conferência da ONU que reunirá líderes do mundo todo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar mel

Por: Paula Louredo Moraes

Artigos relacionados

Economia verde

Entenda o que é a economia verde, quais sãos os seus objetivos e as críticas direcionadas a esse conceito.

Mudanças climáticas

Você sabe o que são mudanças climáticas? Clique para entender esse conceito e os problemas que essas alterações nos padrões climáticos podem causar.