Idade Moderna

Período compreendido entre 1453, com a queda do Império Romano do Ocidente (tomada de Constantinopla pelos turcos), até 1789, com a Revolução Francesa, a Idade Moderna é um período de transformações na cultura, religião, política e economia da Europa Medieval. Como a Idade Média havia sido (para os modernistas) um período obscuro da História (com limitação de pensamento e domínio intelectual da Igreja), a Idade Moderna veio para suprir essa lacuna, principalmente no campo cultural.

No campo político, a Idade Moderna surpreendeu, centralizando o poder e inaugurando uma política absolutista. O poder era voltado somente aos reis e ao Estado, neutralizando a participação dos cidadãos nas decisões políticas. A nobreza detinha privilégios econômicos, jurídicos e sociais; sobrando ao povo, impostos e retaliações.

No campo econômico, houve a transição do feudalismo para indícios de capitalismo. Por conta do novo momento, em que as riquezas provinham das conquistas, a Europa envolveu-se em políticas mercantilistas. Com as Grandes Navegações, novas relações comerciais apareceram. Como o caminho para as rotas comerciais estava fechado pelos turcos, houve a necessidade de se procurar novas rotas. Através destas, os navegantes europeus descobriram novos continentes e, consequentemente, especiarias e mão de obra. As colonizações trouxeram riquezas para os europeus, que, movidos pela ganância e pelo poder, as capitalizaram.

No campo religioso, a Igreja Católica perdeu forças. Severamente criticada por sua doutrina autoritária na Idade Média, houve um rompimento em suas bases, ocasionando as Reformas Religiosas. Indignados pela corrupção, pelas mentiras e pelo terror aplicado, teólogos como Martinho Lutero, João Calvino e Henrique VIII, romperam com a Igreja Católica Romana, fundando suas próprias Igrejas.

Mas todas essas mudanças só se deram porque uma nova corrente de pensamento surgia na Europa: o Humanismo. Os modernistas não aceitavam a ideologia pregada na Idade Média de que o homem era apenas um servo da religião. Acreditavam que era chegada a hora de estudar sua força e o que se podia fazer com ela. Esse período ficou conhecido como o Renascimento: o homem deveria renascer e recuperar o tempo perdido, inventando, pesquisando, indagando e, consequentemente, consolidando seu papel no planeta. Houve um avanço nas ciências e nas artes. Entre os principais renascentistas estão: Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, William Shakespeare, Nicolau Maquiavel e Leonardo da Vinci.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por: Demercino José Silva Júnior

Seções de Idade Moderna

Expansão Europeia

Nos séculos XV e XVI Portual e Espanha tomaram frente na expansão marítima e comercial europeia. Veremos, como se deu esse pioneirismo ibérico.

Iluminismo

Clique aqui e conheça as principais características do iluminismo!

Reforma Protestante

Confira as origens da Reforma Protestante. Veja o que pensavam as novas religiões sobre o cristianismo. Acompanhe o impacto da reforma na política e na economia.

Renascimento

Processo de renovação da cultura europeia nos séculos XV e XVI.

Artigos de Idade Moderna

A colonização inglesa

Pouco depois dos espanhóis e portugueses, os ingleses começaram também a explorar a costa do território norte-americano, dando início ao processo de colonização inglesa na América.

A função da Casa de Contratação de Sevilla

Entenda a importância da função da Casa de Contratação de Sevilla para a administração e desenvolvimento da Coroa Espanhola no início da era moderna.

Absolutismo

Saiba em que consistiu o fenômeno do absolutismo e também os motivos que o tornaram importante para a compreensão da modernidade.

Apogeu do Império Otomano

Fique sabendo quando ocorreu o apogeu do Império Otomano e quais foram as principais personagens históricas que se destacaram nesse período.

Catarina, a Grande

Conheça a história de Frederica Sofia - conhecida como Catarina, a Grande.

Comuna de Paris

Clique aqui e entenda o que foi e como ocorreu a Comuna de Paris!

Formação da Monarquia Inglesa

Saiba como ocorreu a formação da Monarquia Inglesa e quais foram os principais acontecimentos desse processo.

Formação da Monarquia Nacional Espanhola

Entenda o processo de Formação da Monarquia Nacional Espanhola entre os séculos XII e XV.

Formação da Monarquia Nacional Francesa

Saiba como ocorreu o processo de Formação da Monarquia Nacional Francesa no século XVII.

Guerra da Restauração

Saiba o que foi a Guerra da Restauração, que se estendeu de 1640 a 1668, e pôs a dinastia de Bragança à frente do reino de Portugal.

Invenção da Imprensa

Saiba como ocorreu a invenção da imprensa, no século XV, e que impacto ela teve na sociedade moderna.

Nicolau Maquiavel e sua principal obra: O Príncipe

Nicolau Maquiavel relatou, em sua principal obra, O Príncipe, a arte de governar e conquistar.

O despotismo esclarecido

O despotismo esclarecido foi um sistema político que procurou governar conforme a razão e os interesses do povo, mas sem a perda do controle centralizador da monarquia.

O Processo de Dominação dos Ameríndios

O processo de dominação dos Ameríndios contou com a violência física e psicológica.

Revolução Gloriosa

Clique no link e saiba mais sobre a Revolução Gloriosa, que consolidou a monarquia constitucional, atendendo, assim, os interesses da burguesia inglesa.

Revoluções Burguesas

As mais famosas revoluções burguesas foram: Revolução Inglesa e Revolução Francesa. Saiba mais!

Socialismo Utópico

O Socialismo Utópico desenvolveu-se e contou com diversos pensadores.

Tratado de Utrecht

Entenda o Tratado de Utrecht (1713) e por que ele alterou a relação entre as metrópoles europeias e as colônias americanas.

União Ibérica

Saiba o que foi a União Ibérica e que importância esse fato histórico teve para o Brasil na época da colonização.

Wahhabismo

Conheça a origem do wahhabismo e sua conexão com a formação da Arábia Saudita e o fundamentalismo islâmico.