Como estudar Física para o Enem

Como estudar Física para o Enem? Por onde começar? Quais temas precisam de mais atenção? Por onde estudar? Se você já se deparou com alguma dessas dúvidas, este artigo é para você! Preparamos um tutorial que vai te ajudar a se preparar para gabaritar todas as questões de Física que caírem no Enem. Vamos lá?

Leia também: O que estudar de Física para o Enem?

Preparação

  • 1º passo – Organize um ambiente de estudos livre de coisas que tiram o seu foco (celular, televisão, barulho, etc.) e tenha um horário fixo para estudar Física. É importante que você faça disso uma rotina. No começo pode ser um pouco difícil, mas logo você se acostuma e passa a gostar cada vez mais da matéria.
  • 2º passo – Faça anotações, fichamentos, resumos, mapas mentais e tudo mais que possa te ajudar a organizar suas ideias e novas descobertas enquanto estiver estudando. Organize tudo em uma pasta ou fichário. Quanto mais organizado você for, mais eficiente será o seu estudo.
Alguns passos simples podem te ajudar a estudar Física para o Enem.
Alguns passos simples podem te ajudar a estudar Física para o Enem.

Começando os estudos

→ 1º passo

Crie o hábito de ler a teoria de cada tema de Física que for estudar. Muitos estudantes consultam resumos breves ou assistem a uma ou duas videoaulas sobre o tema e já partem para a resolução de exercícios, e isso pode até funcionar, caso você entenda a teoria por trás de cada conteúdo. Procure sempre consultar livros de diferentes autores e acessar sites educacionais bem consolidados para ter acesso a conteúdos confiáveis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ 2º passo

Tente identificar quais são as suas dificuldades: o que te impede de resolver um exercício? Você tem problemas com a Matemática, com a interpretação do exercício? Saber qual é a sua dificuldade te ajuda a planejar melhor sua rotina de estudos. Confira algumas dicas sobre o que você pode fazer caso tenha alguma dificuldade.

  • Dificuldades com a matemática

Se esse é o seu problema, então procure dominar as operações mais simples, isto é:

Leia e releia o exercício quantas vezes for necessário. Procure sublinhar os comandos das questões, isto é, aquilo que se pede no enunciado, e lembre-se de anotar os dados fornecidos pelo exercício antes de começar a resolvê-lo. Se isso não for o suficiente, desenhe! Isso mesmo! Desenhe a situação descrita no enunciado. Mesmo que você não saiba desenhar, faça um esquema que te ajude a visualizar o que se pede. A Física trata da natureza e, portanto, de situações concretas, por isso visualizá-las vai te ajudar bastante na resolução de problemas.

Leia também: Dicas para fazer a prova de Física do Enem

→ 3º passo

Refaça os exercícios que seu professor fizer durante a aula: observar a resolução de um exercício é completamente diferente de resolvê-lo por conta própria, por isso é importante tentar resolver novamente tudo que tiver sido feito em sala, na videoaula ou no livro.

→ 4º passo

Todo conteúdo dentro da Física é importante, no entanto é bom saber quais são as matérias mais cobradas no Enem para que, assim, você possa investir um pouco mais de tempo nelas.

1) Mecânica

É o conteúdo de Física mais cobrado no Enem. Concentre-se em estudar:

2) Eletricidade

Dê bastante atenção ao conteúdo de eletrodinâmica, a saber:

3) Ondulatória

  • propriedades das ondas e formas de propagação;
  • fenômenos ondulatórios, tais como reflexão, refração, interferência, velocidade de propagação, ondas estacionárias etc.

4) Termologia

Aqui tem bastante conteúdo, mas vale a pena revisar bem:

5) Óptica

Comece estudando a óptica geométricaespelhos planos, esféricos côncavos e convexos, bem como as lentes. Procure entender com clareza como se formam as imagens em cada um desses sistemas.

Se você começou a estudar Física hoje, entenda que leva um certo tempo para que você esteja preparado para encarar uma prova como o Enem. Esse tempo varia de pessoa para pessoa, por isso o importante é não desistir. Concentre-se no processo, e não no resultado, assim você irá desfrutar muito mais do seu estudo.

Por: Rafael Helerbrock

Artigos de Como estudar Física para o Enem

Dicas para a prova de Física do Enem

Vai fazer o Enem e não sabe por onde começar a estudar Física? Acesse nosso texto e confira algumas dicas rápidas e objetivas que poderão te salvar na hora da prova.

Temas de Física que mais caem no Enem

Vai fazer o Enem e gostaria de saber quais são os assuntos de Física quem mais caem na prova? Acesse nosso texto e confira os temas mais frequentes!