Espelhos planos

Os espelhos planos também fazem parte de nossas vidas, uma vez que logo após o banho paramos de frente ao espelho para nos pentear, verificar se não temos espinhas, entre outras coisas.

Mas quando estamos nos observando, temos a impressão de que a imagem refletida é exatamente igual a nós. Isso é um engano, pois, num espelho plano, objeto e imagem não se sobressaem, ou seja, o lado esquerdo do nosso corpo corresponde ao lado direito da imagem e vice-versa.

Esse fenômeno é denominado de reversão.

Em relação ao espelho, imagem e objeto situam-se a uma mesma distância.

Então, podemos verificar que, quando colocamos um objeto diante de um espelho plano, a imagem refletida tem as mesmas dimensões do objeto, a imagem e o objeto não se sobrepõem e a cada objeto corresponde uma imagem simétrica.

Reflexão regular da luz

O fenômeno da reflexão regular da luz consiste em um raio luminoso que incide em uma superfície refletora (polida). Caso o feixe de luz que incide na superfície seja cilíndrico, os raios luminosos são desviados em uma única direção, como mostra a figura abaixo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leis da reflexão

Experimentalmente podemos verificar que:

- o raio incidente, o raio refletido e a normal à superfície pertencem ao mesmo plano;
- o ângulo de reflexão e o ângulo de incidência têm a mesma medida.

A reversão da imagem em um espelho plano

A reversão da imagem em um espelho plano

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Estigmatismo do espelho plano

Estigmatismo do espelho plano é a propriedade que determinados sistemas ópticos têm de conjugar um ponto objeto com um ponto imagem.

Rotação de um espelho plano

No estudo do ângulo de rotação de um espelho plano, veja aqui o que acontece quando o espelho é deslocado em relação a um objeto que está parado na sua frente.