Construção de imagens em um espelho plano

Imagem formada na superfície do lago.
Imagem formada na superfície do lago.

Você já se perguntou como se da a formação da imagem de um objeto colocado à frente de um espelho plano? Nas vezes em que fiquei em frente a um espelho, pude perceber que, quando eu me aproximo, a imagem também se aproxima; e quando me afasto, ela também se afasta. Nesse texto, vamos entender como se dá, então, a formação das imagens nos espelhos que temos em casa.

Primeiramente, vamos começar com a imagem de um objeto pontual.

Um objeto pontual P, luminoso ou iluminado, tem sua imagem P’ graficamente construída de acordo com as três etapas a seguir.

- traçamos dois raios diferentes quaisquer, que partem do objeto e atingem a superfície refletora do espelho.

- agora vamos aplicar as leis da reflexão traçando os raios refletidos e seus respectivos prolongamentos.

O ponto imagem situa-se no prolongamento dos raios que saem do objeto, dando então a impressão que o ponto P’ está atrás do espelho, mas, na verdade, estamos vendo uma imagem virtual de P.

- agora ligamos o ponto objeto ao ponto imagem, construindo, assim, o triângulo PMN e P’MN. Como eles são congruentes, d = d’. Com isso, podemos ver então que o ponto imagem P’ é simétrico a P.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outra maneira prática de obter a imagem de um objeto pontual é considerar um dos raios incidentes perpendiculares ao espelho.

Imagem de um corpo extenso

São considerados objetos extensos os que não são pontuais, ou seja, aqueles que possuem dimensões que não podem ser desprezadas. Um objeto extenso e sua imagem também são simétricos em relação ao espelho plano, pois ele conjuga um único ponto imagem para cada ponto objeto. Observe a figura abaixo.

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Miragens

Entenda por que os seus olhos te enganam nas estradas mostrando poças d'água no horizonte, as famosas miragens!

Miragens no frio

Você sabia que em locais de extremo frio podem ocorrer miragens? Clique aqui e entenda porque esse fenômeno não é exclusivo de lugares quentes.

Rotação de um espelho plano

No estudo do ângulo de rotação de um espelho plano, veja aqui o que acontece quando o espelho é deslocado em relação a um objeto que está parado na sua frente.