Espelhos esféricos

Espelho esférico convexo e espelho esférico côncavo
Espelho esférico convexo e espelho esférico côncavo

Diversas vezes em nosso cotidiano nos deparamos com espelhos, seja no quarto, no banheiro, no retrovisor do carro, em lojas etc. Sendo assim, podemos dizer que os espelhos planos estão inseridos em nosso cotidiano. Existem diversos formatos para espelhos, mas os mais facilmente encontrados são os planos, isto é, espelhos cuja superfície refletora é plana. Também encontramos espelhos cuja superfície refletora é curva. Esses são conhecidos como espelhos esféricos.

Uma colher de sopa cromada pode ser considerada um espelho esférico. Sendo assim, dizemos que os espelhos esféricos são superfícies refletoras em forma de calota esférica, bem polida, capazes de refletir regularmente a luz, interna ou externamente. Esse tipo de espelho também possui diversas aplicações, como, por exemplo, em espelhos retrovisores, espelhos usados para maquiagem, espelhos de telescópios etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Podemos diferenciar os espelhos esféricos quanto à sua superfície refletora, isto é, caso a parte externa do espelho esférico seja a superfície que reflete a luz, dizemos que esse espelho é convexo. Se porventura a parte interna do espelho esférico for a superfície refletora, dizemos que esse espelho é côncavo. Sendo assim, concluímos que existem espelhos esféricos côncavos econvexos.

Os espelhos esféricos são compostos pelos seguintes elementos geométricos:

- centro de curvatura (C)
- raio de curvatura (R)
- vértice (V)
- eixo principal (ep)
- ângulo de abertura do espelho (θ)

Vejamos a figura abaixo, nela temos um espelho esférico com seus elementos geométricos.

Elementos geométricos de um espelho esférico

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Espelhos esféricos e equação de Gauss

Clique aqui e entenda quais são as condições de nitidez e a equação de Gauss para os espelhos esféricos!