Outros tipos de espelhos utilizados no dia a dia

Os espelhos esféricos têm a sua utilização bem difundida no nosso dia a dia. No entanto, existem outros tipos de espelhos, ou propriedades destes, que também são muito utilizados. São os espelhos elípticos e espelhos cilíndricos.

Os espelhos mais utilizados no dia a dia são os parabólicos e cilíndricos. São usados pelo fato de serem estigmáticos para o foco principal ou secundário. Na maioria dos casos em que são utilizados, funcionam como refletores da luz solar. A luz que é refletida concentra-se em um único ponto, como acontece nos fornos solares utilizados para obtenção de energia elétrica, como refletores de ondas eletromagnéticas de menor frequência, como acontece nas antenas parabólicas e também podem ser empregados quando se quer gerar um feixe de raios paralelos, como em faróis de carros ou em holofotes.

Apesar de usarmos o termo espelho parabólico, este não é correto porque parábola é uma curva plana. Dessa forma, o termo correto seria espelho paraboloidal.

Já os espelhos elípticos e hiperbólicos, que na verdade são chamados de elipsoidais e hiperboloidais, têm aplicações tecnológicas específicas em razão dos seus focos principais serem autoconjugados. Isso significa que um ponto objeto colocado num foco é estigmático em relação ao ponto de imagem que vai se localizar no outro foco. Essa propriedade é utilizada na construção de faróis de alguns modelos mais modernos de automóveis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já os espelhos cilíndricos são mais utilizados em salas de espelhos em parques de diversões e também em algumas churrasqueiras.

 

Espelhos esféricos utilizados para a obtenção de energia elétrica.

Espelhos esféricos utilizados para a obtenção de energia elétrica.

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Espelhos esféricos e equação de Gauss

Clique aqui e entenda quais são as condições de nitidez e a equação de Gauss para os espelhos esféricos!