A translação dos espelhos planos

Quando temos uma superfície que é capaz de refletir regularmente a luz, dizemos que ela é um espelho plano, ou seja, ele é considerado como um espelho plano por ser uma superfície polida e refletora. Tais objetos são utilizados em diferentes locais, sendo encontrados em retrovisores de carros, nos espelhos odontológicos, nos banheiros, etc.

Em relação a suas características, podemos dizer que quando colocamos um objeto qualquer em uma determinada distância desse espelho, observamos que a imagem formada nesse espelho tem a mesma distância do espelho em relação à distância do objeto ao espelho. Em relação ao espelho plano também podemos relacionar que a imagem é do mesmo tamanho do objeto.

Como mostra a figura abaixo, deixamos o ponto F fixo e então movimentamos o espelho paralelamente a si mesmo, deslocando-o a uma distância x. Decorrente desse deslocamento, teremos a formação de outra imagem de F, que chamaremos de F’’. Nessa mesma figura, consideramos que y seja o deslocamento que a imagem sofreu.

Nesse estudo, estaremos analisando o deslocamento sofrido por um espelho plano em relação a um objeto que se encontra em um ponto fixo. Dessa forma, vamos considerar um ponto F qualquer, que esteja a uma distância d do espelho da figura abaixo. F’ é a imagem de F que foi formada no espelho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com a figura acima chegamos à seguinte relação:

2d + y = d + x + d + x
2d + y = 2d + 2x
2d – 2d + y = 2x
y = 2x

Em relação à mesma imagem podemos dizer que o deslocamento que a imagem sofre é o dobro do deslocamento sofrido pelo espelho. Se levarmos em consideração que os deslocamentos acontecem em um mesmo intervalo de tempo, podemos dizer que a velocidade da imagem (Vi) tem o dobro da velocidade do espelho (Ve).

Portanto:

Vi = 2 Ve
 

Espelho plano

Espelho plano

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Estigmatismo do espelho plano

Estigmatismo do espelho plano é a propriedade que determinados sistemas ópticos têm de conjugar um ponto objeto com um ponto imagem.

Rotação de um espelho plano

No estudo do ângulo de rotação de um espelho plano, veja aqui o que acontece quando o espelho é deslocado em relação a um objeto que está parado na sua frente.