Reflexão da Luz

A reflexão da luz é um fenômeno que ocorre quando a luz altera sua direção de propagação após interagir com algum meio.

Reflexão é um fenômeno no qual uma onda de qualquer natureza retorna ao seu meio original após ter incidido sobre alguma superfície. Por comportar-se como uma onda, a luz pode sofrer reflexão, como quando olhamos para um lago de águas calmas e vemos o nosso reflexo em sua superfície.

Veja também: Cinco curiosidades esclarecedoras sobre a luz.

Reflexão regular da luz

Ondas refletidas sobre o mesmo plano e com o mesmo ângulo das ondas incidentes sofrem reflexão regular. A interface (lugar onde ocorre o contato entre dois meios) entre o meio original e o meio sobre o qual a luz incide é o que indica se a sua reflexão será regular ou difusa. Superfícies lisas (ou bastante polidas) tendem a refletir a luz de forma regular. Nesse tipo de reflexão, é possível enxergar uma imagem refletida pela superfície, como no caso dos espelhos ou de águas calmas.

Na reflexão regular da luz, os ângulos incidente (?i) e refletido (?R) formam o mesmo ângulo com a direção normal à superfície.
Na reflexão regular da luz, os ângulos incidente (θi) e refletido (θR) formam o mesmo ângulo com a direção normal à superfície.

Na figura acima, é possível perceber que o raio de luz incidente e o refletido formam o mesmo ângulo em relação à direção normal ao plano. A figura a seguir mostra a reflexão regular da luz ocorrendo na superfície da água. Observe:


Reflexão difusa da luz

Se o plano de reflexão da luz for diferente do seu plano de incidência ou ainda se os ângulos de incidência e reflexão forem diferentes, a onda sofrerá reflexão difusa. Quando a luz incidente sobre uma superfície é refletida em direções distintas ou ainda com ângulos diferentes do ângulo de incidência, não é possível observar nela uma imagem refletida. Esse tipo de reflexão é chamado de reflexão difusa. Assim, superfícies que apresentam reflexão difusa refletem a luz, mas não são capazes de produzir imagens refletidas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na figura acima, o raio de luz vermelho é o raio incidente, e os raios azuis são os raios refletidos de forma difusa.
Na figura acima, o raio de luz vermelho é o raio incidente, e os raios azuis são os raios refletidos de forma difusa.

Veja também: Cinco coisas que você precisa saber sobre ondas


Leis da reflexão da luz

Existem duas leis usadas para definir as condições nas quais será possível ver a imagem refletida em uma superfície. Essas leis são chamadas de Leis da Reflexão. São elas:

  • 1ª Lei da Reflexão: Os raios de luz incidentes e refletidos são coplanares (o que equivale a dizer que esses raios são contidos no mesmo plano).

  • 2ª Lei da Reflexão: O ângulo de incidência deve ser igual ao ângulo de reflexão.

Exercício resolvido

Um raio de luz incide sobre uma superfície refletora, formando um ângulo de 30º em relação à direção normal. O raio de luz é refletido com o mesmo ângulo, como mostra a figura a seguir:

Responda:

a) A reflexão ocorrida pela luz no caso descrito é regular ou difusa? Justifique.

b) Qual é o valor do ângulo x, formado pelo raio de luz refletido e o plano da superfície refletora?

Resposta:

a) Regular. Os ângulos de incidência e reflexão da luz são iguais, portanto, nesse caso, seria possível enxergar a imagem da fonte de luz que produz os raios de luz incidentes.

b) Como o ângulo formado entre o raio de luz refletido e a reta normal é de 30º, e a reta normal forma um ângulo de 90º com a superfície, podemos encontrar o valor do ângulo complementar x por intermédio da seguinte relação:

30º + x = 90º

x = 90º – 30º = 60º

O ângulo complementar x tem valor de 60º. 

A parede branca da imagem acima é capaz de refletir a luz, no entanto, não conseguimos ver o nosso reflexo nela.

A parede branca da imagem acima é capaz de refletir a luz, no entanto, não conseguimos ver o nosso reflexo nela.

Por: Rafael Helerbrock

Artigos relacionados

Arco-íris

O arco-íris é um fenômeno óptico e metereológico que ocorre em razão da presença de gotículas de água na atmosfera.

Reflexão e Refração da Luz

Conheça os fenômenos de Reflexão e Refração da luz e saiba como eles ocorrem.

Velocidade da luz

Você sabe qual é a velocidade da luz? Quando a luz se propaga no vácuo, sua velocidade é de 299.792.458 metros por segundo, aproximadamente trezentos mil quilômetros por segundo. Conheça quem foram os primeiros estudiosos a medir e a calcular a velocidade da luz, além de quais são os fatores que a influenciam.

Luzes de Néon: Excitação Eletrônica

As luzes de Néon equivalem à fluorescência do gás Neon.

Princípios da Óptica Geométrica

Os princípios ou leis que regem o estudo da Óptica Geométrica.

Cinco curiosidades esclarecedoras sobre a luz

Veja algumas curiosidades interessantes sobre as propriedades e o comportamento da luz.

Cinco coisas que você precisa saber sobre ondas

Existem cinco coisas sobre ondas que você precisa saber! Clique aqui e conheça essas importantes características dos fenômenos ondulatórios.

Ondas

A onda é definida como sendo uma perturbação que se propaga periodicamente no espaço e no tempo, carregando com ela energia e informação.

Imagem de um corpo extenso

Veja aqui como é formada a imagem de um corpo extenso quando colocada diante de um espelho plano.