Fundamentos da óptica geométrica

Em Física, a óptica geométrica está diretamente relacionada aos fenômenos de propagação retilínea da luz, não levando em consideração seu caráter ondulatório. Na óptica geométrica supomos que a luz esteja se propagando em linha reta e que ela obedeça às leis de reflexão e refração. Assim, dizemos que quando ela encontra um objeto, pode ser absorvida, refletida ou refratada.

Fonte luminosa

Qualquer objeto que produza luz ou esteja refletindo luz é chamado de fonte luminosa. Como exemplo, podemos citar a chama de uma vela, uma lâmpada que está acesa e o Sol. Um quadro, a Lua ou até mesmo uma pessoa podem também ser chamados de fontes luminosas, desde que estejam refletindo a luz que recebem de uma fonte luminosa.

Ponto Luminoso

Uma fonte luminosa muito pequena ou que está a uma distância muito grande dos objetos que ilumina é chamada de ponto luminoso. Um exemplo básico que podemos citar é uma estrela ou uma lâmpada acesa de uma lanterna distante. É importante saber que a luz emitida por um ponto luminoso é emitida em todas as direções.

Fonte extensa

Chamamos de fonte luminosa extensa uma fonte cujas dimensões não podem ser desprezadas. Ou seja, o seu tamanho é da mesma ordem de grandeza que a distância que ela se encontra do objeto que ilumina. A lâmpada fluorescente é um exemplo.

Raios de luz

Podemos definir o raio de luz como sendo a reta orientada e que está associada à direção e ao sentido de propagação da luz.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um ponto luminoso emite luz em todas as direções
Um ponto luminoso emite luz em todas as direções

O Sol é uma fonte de luz primária

O Sol é uma fonte de luz primária

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Aberração cromática

Acesse o link e conheça o fenômeno que acomete as lentes chamado de aberração cromática.

Acomodação visual

Veja aqui as principais características básicas da acomodação visual, no estudo da Óptica da visão humana.

Câmara escura de orifício

Aprenda mais sobre o funcionamento e as possíveis aplicações da câmara escura de orifício, um dispositivo óptico capaz de evidenciar a propagação retilínea da luz.

Fontes e meios materiais

Este artigo traz as principais características das fontes e meios no estudo da Óptica Geométrica. Confira!

Sombra e Penumbra

Verificando a propagação retilínea da luz através da formação de sombras e penumbras.

Ângulo visual

Clique aqui e veja a definição de ângulo visual e sua relação com o tamanho de um objeto observado!