Acomodação visual

Iniciamos nosso estudo dizendo que a principal finalidade do estudo da Óptica é o entendimento da visão humana, que, por sinal, é bastante complexa. Porém, é graças a ela que conseguimos enxergar objetos, pessoas e até mesmo ler este texto. Resumindo, a visão é um dos sentidos mais importantes que temos.

Vejamos a figura acima: nela podemos observar um barco bem distante da praia. De acordo com a óptica da visão, quando observamos um objeto muito distante dizemos que ele está localizado no infinito.

Objeto no ponto próximo e sua imagem

De acordo com a figura acima podemos ver que o foco da imagem está localizado na retina e vemos que os raios de luz, provenientes do objeto de nossa observação, estão incidindo praticamente paralelos em nossos olhos.

Diante de uma situação na qual podemos considerar que o objeto observado se encontra no “infinito”, nossos olhos não forçam seus músculos interiores. Dessa forma, não sentimos qualquer incômodo em observar tal objeto, ou seja, temos uma sensação de descanso nos olhos. Sendo assim, podemos dizer que o ponto mais distante em que um objeto é visto pelo olho humano de forma nítida recebe o nome de ponto remoto. De tal modo, dizemos que o ponto remoto do olho humano se encontra localizado no “infinito”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesse segundo momento vamos supor que o barco da figura acima esteja se aproximando da praia onde você está localizado. De acordo com a óptica da visão, para que um objeto possa ser enxergado de forma bastante nítida por um olho humano adulto normal, a distância mínima que ele pode estar é de 25 cm. Chamamos essa distância mínima de ponto próximo. Vejamos a figura abaixo:

Formação da imagem de um objeto infinitamente afastado

Você pode realizar um simples teste com a finalidade de localizar o ponto próximo de sua visão. Faça o seguinte: pegue uma caneta e segure-a a certa distância de um de seus olhos, fixe o olhar na ponta e aproxime-a do seu rosto vagarosamente, procurando determinar a menor distância que permite uma visão nítida. Distâncias menores que esta devem proporcionar uma imagem borrada.

Tentando manter nítidas as imagens de um objeto muito próximo de nossos olhos, podemos sentir um leve desconforto em nossa visão. Isso acontece pelo esforço muscular que nossos olhos fazem. Por esse motivo é que, após realizar uma leitura prolongada, recomenda-se fixar o olhar em um ponto remoto, ou seja, um ponto mais distante dos olhos.

Um corpo em um ponto muito distante, como o navio na linha do horizonte, é dito no infinito

Um corpo em um ponto muito distante, como o navio na linha do horizonte, é dito no infinito

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Defeitos da visão

Veja aqui os principais defeitos da visão humana e suas correções.

Fundamentos da óptica geométrica

A óptica geométrica e o estudo da propagação retilínea da luz.