Ondas

O som, a luz solar, os sinais de rádio e as microondas são fenômenos muito diferentes, mas apresentam uma característica muito comum que é de serem ondas, ou seja, são fenômenos ondulatórios. No âmbito da ciência física a onda é definida como sendo uma perturbação que se propaga periodicamente no espaço e no tempo, carregando com ela energia e informação. Fisicamente falando, as ondas podem se propagar tanto no vácuo (ausência de matéria) quanto no meio, o qual pode ser sólido, líquido ou gasoso. As ondas podem se classificar quanto a sua natureza, quanto a sua dimensão e quanto a sua direção de propagação e vibração.

Quanto à natureza as ondas se classificam em ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas.

Ondas Mecânicas: são ondas produzidas por um meio material qualquer, que pode ser, por exemplo, o ar, um pedaço de madeira ou uma barra de ferro. Essas ondas necessitam de um meio para se propagar, sendo assim, não se propagam no vácuo. São bons exemplos de ondas mecânicas: as ondas sonoras e as ondas formadas sobre a superfície de um lago.

Ondas Eletromagnéticas: são ondas produzidas pela variação dos campos magnético e elétrico, os quais se propagam perpendicularmente um em relação ao outro. Essas ondas não precisam de um meio para se propagar, podendo, dessa maneira, viajar no vácuo, ou seja, através do espaço vazio. As microondas e os raios X são exemplos de ondas eletromagnéticas. É importante deixar bem claro que todas as ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo com a mesma velocidade c = 3 x 108
m/s.

Quanto à dimensão as ondas se classificam em:

Ondas unidimensionais: são aquelas que se propagam em apenas uma direção. Exemplo: onda em uma corda.

Ondas bidimensionais: são as ondas que se propagam em duas direções ou em um plano formado por dois eixos (plano cartesiano, por exemplo). Exemplo: ao jogar uma pedra na superfície de um lago formam-se ondas circulares que se propagam em duas dimensões.

Ondas tridimensionais: são as ondas que se propagam no espaço, ou seja, em todas as direções como, por exemplo: as ondas sonoras.

Quanto à direção de propagação as ondas podem ser transversal ou longitudinal.

Ondas longitudinais: nas ondas longitudinais a direção de propagação se coincide com a direção de vibração da onda. Esse tipo de onda acontece quando movimentamos uma mola para frente e para trás a extremidade da mola.

Ondas transversais: nessas, a direção de propagação da onda é perpendicular a direção de vibração. Esse tipo ocorre, por exemplo, com as ondas eletromagnéticas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Ondas sobre a superfície de um rio

Ondas sobre a superfície de um rio

Por: Marco Aurélio da Silva

Artigos relacionados

As Ondas Sonoras

Saiba o que são as ondas sonoras e quais as suas principais características.

Bluetooth e infravermelho

Clique aqui e conheça a diferença entre as transmissões de dados feitas pelas tecnologias de infravermelho e Bluetooth.

Cinco coisas que você precisa saber sobre ondas

Existem cinco coisas sobre ondas que você precisa saber! Clique aqui e conheça essas importantes características dos fenômenos ondulatórios.

Como as ondas do mar são formadas?

Entenda como as ondas do mar, mesmo formadas em diversas direções, chegam de forma paralela à areia da praia.

Como são gravados os CDs e DVDs?

Conheça um pouco mais sobre como são gravados os CDs e DVDs, tecnologias utilizadas em nosso cotidiano para registrar imagens, sons e vídeos.

Diferença entre velocidade da luz e velocidade do som

Clique aqui para entender as particularidades da velocidade do som e da velocidade da luz. Enquanto o som propaga-se com velocidades próximas de 340 m/s no ar atmosférico, a luz atinge cerca de 300.000 km/s. A velocidade do som e da luz dependem exclusivamente do meio em que elas se propagam. Saiba mais!

Difração

Confira neste texto o que é difração, quais são as suas propriedades e quando ela ocorre.

Equação de uma onda periódica

Veja aqui como encontrar a equação de uma onda periódica em uma corda elástica esticada.

Fórmula de Taylor

Confira aqui o cálculo da velocidade de propagação da onda em uma corda, que pode ser determinado através da fórmula de Taylor.

Louis de Broglie e as ondas de matéria

Todos temos um comprimento de onda, mesmo que não sejamos ondas. Entenda o que isso significa e saiba como calculá-lo.

Ondas periódicas

Ondas periódicas correspondem a uma sucessão de pulsos iguais.

Ondulatória para o Enem

Clique aqui e veja como a Ondulatória, ramo da Física que estuda as ondas, pode ser cobrada no Enem!

Ponte Tacoma Narrows

Clique aqui e entenda como o fenômeno da ressonância esteve envolvido na queda da ponte Tacoma Narrows, em 1940, no condado de Pierce, nos Estados Unidos.

Princípio de Huygens

Clique aqui para entender mais sobre o princípio de Huygens, que determina que cada ponto de uma frente de onda comporta-se como uma fonte de ondas.

Reflexão da Luz

Você sabe como funciona a reflexão da luz? Aqui explicaremos o conceito e os tipos (reflexão regular e reflexão difusa), bem como mostraremos as leis da reflexão da luz. Resolvemos também um exercício sobre o assunto. Clique aqui para entender de vez esse processo estudado em Óptica!

Reflexão das ondas sonoras

Veja aqui como ocorre a reflexão das ondas sonoras e observe os conceitos de reverberação, eco e reforço.

Sonares

Clique aqui para conhecer mais sobre os sonares, instrumentos utilizados para detectar objetos a partir da emissão e recepção de ondas sonoras.