As ondas eletromagnéticas

As ondas de rádios, TVs, raios X, micro-ondas e, principalmente, a luz do sol são exemplos de ondas eletromagnéticas.

Embora não possamos vê-las, sabemos que as ondas eletromagnéticas estão presentes no nosso cotidiano. Elas estão nos rádios, TVs, raios X, nos fornos de micro-ondas e principalmente na luz visível (luz do Sol).

Ao estudarmos a lei de Faraday, podemos verificar que quando há variação no campo magnético, surge um campo elétrico. Já o físico Maxwell disse o contrário: para ele, quando há variação no campo elétrico surge um campo magnético.

Maxwell propôs que quando cargas elétricas são aceleradas, produz-se um campo elétrico e um campo magnético que se propagam pelo espaço. Portanto, a oscilação da carga produz um campo magnético e um campo elétrico que variam com a mesma frequência da carga oscilante.

Ele mostrou que os campos magnéticos e elétricos oscilam com o mesmo período, portanto, a direção de propagação de uma onda eletromagnética é perpendicular às direções de oscilação do campo elétrico e magnético. Sendo assim, ele afirmou que as ondas eletromagnéticas são transversais.

Maxwell provou que as ondas eletromagnéticas se propagam com a mesma velocidade quando estão no vácuo, c = 3.108 m/s. Por ter a mesma velocidade da luz, Maxwell pôde concluir que a luz é uma onda eletromagnética.

Dependendo da frequência e da estrutura de um meio material, uma onda eletromagnética pode ou não se propagar. Se ela conseguir se propagar, sua velocidade será sempre menor que a velocidade da luz (c = 3.108 m/s).

Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Ondas eletromagnéticas

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

As Ondas Sonoras

Saiba o que são as ondas sonoras e quais as suas principais características.

Bluetooth e infravermelho

Clique aqui e conheça a diferença entre as transmissões de dados feitas pelas tecnologias de infravermelho e Bluetooth.

Cinco coisas que você precisa saber sobre ondas

Existem cinco coisas sobre ondas que você precisa saber! Clique aqui e conheça essas importantes características dos fenômenos ondulatórios.

Como funciona o cinema 3D?

Você sabe como funciona o cinema 3D? Acesse este link para saber mais sobre a física por trás das salas de cinema! O cinema 3D faz uso de conceitos como visão estereoscópica, absorção e polarização da luz para produzir o efeito visual de profundidade.

Como são gravados os CDs e DVDs?

Conheça um pouco mais sobre como são gravados os CDs e DVDs, tecnologias utilizadas em nosso cotidiano para registrar imagens, sons e vídeos.

Condutores em Equilíbrio Eletrostático

Como é feita a distribuição de cargas elétricas.

Diagnóstico por imagens com efeito Doppler

Você sabia que o efeito Doppler pode ser usado em diagnósticos por imagens? Clique aqui e conheça a ciência por trás de exames como o Ecodoppler.

Difração

Confira neste texto o que é difração, quais são as suas propriedades e quando ela ocorre.

Efeito Doppler e a constante de Hubble

Veja aqui um pouco mais sobre a relação entre efeito Doppler e a constante de Hubble que determinou a expansão do Universo.

Espectro solar

Você já ouviu falar do espectro da luz solar? Toda a luz produzida pelo Sol é proveniente do processo de irradiação térmica, em razão das altas temperaturas decorrentes das reações de fusão nuclear. A maior parte de sua luz é distribuída entre as faixas do infravermelho e da luz visível. Saiba mais!

Frequência e comprimento de onda

Frequência e comprimento de onda são, respectivamente, uma grandeza física associada a movimentos de característica ondulatória que indicam o número de oscilações por unidade de tempo e a velocidade da onda dividida pela frequência da onda. Veja mais aqui!

Física quântica

Você sabe o que é física quântica? Clique aqui para saber o conceito dessa área e conhecer seus pensadores. Conheça algumas aplicações da física quântica.

Geração de ondas eletromagnéticas

Por meio do uso das ondas eletromagnéticas, as torres de controle podem manter contato com os aviões. Veja aqui como são geradas essas ondas eletromagnéticas!

O forno de micro-ondas causa algum prejuízo à saúde?

Será que os fornos de micro-ondas fazem algum mal à saúde? Confira o artigo para descobrir. As micro-ondas são ondas eletromagnéticas que interagem com moléculas polares, como as moléculas de água, induzindo-as a entrar em movimento rotacional. Descubra se isso pode nos fazer mal!

Ondas de rádio

Você sabe o que é uma onda de rádio? Conheça as características das ondas de rádio. Saiba para que elas servem e descubra se fazem ou não mal à nossa saúde.

Ondas mecânicas

Você sabe o que são ondas mecânicas? Descubra quais são as características das ondas mecânicas, e aprenda mais com exercícios resolvidos sobre o assunto.

Ondulatória para o Enem

Clique aqui e veja como a Ondulatória, ramo da Física que estuda as ondas, pode ser cobrada no Enem!

Princípio de Huygens

Clique aqui para entender mais sobre o princípio de Huygens, que determina que cada ponto de uma frente de onda comporta-se como uma fonte de ondas.

Temas de Física que mais caem no Enem

Vai fazer o Enem e gostaria de saber quais são os assuntos de Física quem mais caem na prova? Acesse nosso texto e confira os temas mais frequentes!

Velocidade da luz

Você sabe qual é a velocidade da luz? Quando a luz se propaga no vácuo, sua velocidade é de 299.792.458 metros por segundo, aproximadamente trezentos mil quilômetros por segundo. Conheça quem foram os primeiros estudiosos a medir e a calcular a velocidade da luz, além de quais são os fatores que a influenciam.

É possível estourar pipoca com um celular?

Você sabia que as ondas eletromagnéticas emitidas pelos aparelhos celulares são ondas de rádio capazes de promover o aquecimento da matéria ao seu redor? Essas ondas podem até gerar algum aquecimento, mas será que são capazes de aquecer o milho a ponto de estourá-lo?