Radiação

De acordo com a quantidade de energia, a radiação pode ser classificada como radiação ionizante e não ionizante.

Quando ouvimos falar sobre radiação ficamos um pouco assustados, imaginando que seremos contaminados, ficaremos doentes, etc. No entanto, existem as radiações que são favoráveis à nossa saúde e outras que não o são.

As ondas eletromagnéticas e as partículas, por possuírem velocidade e se propagarem no meio (espaço), são chamadas de radiações.

As radiações possuem energia e podem ser geradas naturalmente ou por equipamentos desenvolvidos pelo homem. Outra característica das radiações é que sua energia é variável, ou seja, pode possuir valores pequenos e valores muito altos.

No dia a dia, fazemos uso da radiação eletromagnética através da utilização de equipamentos como o micro-ondas, a televisão, o raio laser, etc. As radiações em forma de partículas mais comuns são os feixes de elétrons, feixe de prótons, a radiação alfa e a beta.

De acordo com a quantidade de energia, a radiação pode ser classificada como radiação ionizante e não ionizante.

A radiação ionizante contém um alto índice de energia que é originada no núcleo do átomo. O alto índice de energia pode provocar mudanças no estado físico desse átomo, causando a perda de elétrons e deixando, então, de ser neutro.

A radiação não ionizante possui baixos índices de energia. Dessa forma, podemos dizer que ela nos acompanha diariamente. De fato, caso não tivéssemos a radiação não ionizante não poderíamos ver TV.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)





Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

Símbolo da radiação

Símbolo da radiação

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Leucemia

A leucemia é um tipo de câncer que se inicia na medula óssea. Clique aqui e entenda o que é leucemia, e aprenda sobre seus tipos e tratamento.

Qual é a Idade da Terra?

Qual é a idade da Terra? Leia este texto e descubra, bem como saiba mais sobre os métodos utilizados para essa datação.

Radioatividade

Conheça a definição de radioatividade, como ela é formada e quais são as suas utilizações.

É possível estourar pipoca com um celular?

Você sabia que as ondas eletromagnéticas emitidas pelos aparelhos celulares são ondas de rádio capazes de promover o aquecimento da matéria ao seu redor? Essas ondas podem até gerar algum aquecimento, mas será que são capazes de aquecer o milho a ponto de estourá-lo?