Radiação

De acordo com a quantidade de energia, a radiação pode ser classificada como radiação ionizante e não ionizante.

Símbolo da radiação
Símbolo da radiação

Quando ouvimos falar sobre radiação ficamos um pouco assustados, imaginando que seremos contaminados, ficaremos doentes, etc. No entanto, existem as radiações que são favoráveis à nossa saúde e outras que não o são.

As ondas eletromagnéticas e as partículas, por possuírem velocidade e se propagarem no meio (espaço), são chamadas de radiações.

As radiações possuem energia e podem ser geradas naturalmente ou por equipamentos desenvolvidos pelo homem. Outra característica das radiações é que sua energia é variável, ou seja, pode possuir valores pequenos e valores muito altos.

No dia a dia, fazemos uso da radiação eletromagnética através da utilização de equipamentos como o micro-ondas, a televisão, o raio laser, etc. As radiações em forma de partículas mais comuns são os feixes de elétrons, feixe de prótons, a radiação alfa e a beta.

De acordo com a quantidade de energia, a radiação pode ser classificada como radiação ionizante e não ionizante.

A radiação ionizante contém um alto índice de energia que é originada no núcleo do átomo. O alto índice de energia pode provocar mudanças no estado físico desse átomo, causando a perda de elétrons e deixando, então, de ser neutro.

A radiação não ionizante possui baixos índices de energia. Dessa forma, podemos dizer que ela nos acompanha diariamente. De fato, caso não tivéssemos a radiação não ionizante não poderíamos ver TV.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)





Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Leucemia

A leucemia é um tipo de câncer que se inicia na medula óssea. Clique aqui e entenda o que é leucemia, e aprenda sobre seus tipos e tratamento.

Qual é a Idade da Terra?

Qual é a idade da Terra? Leia este texto e descubra, bem como saiba mais sobre os métodos utilizados para essa datação.

Radioatividade

Conheça a definição de radioatividade, como ela é formada e quais são as suas utilizações.

É possível estourar pipoca com um celular?

Você sabia que as ondas eletromagnéticas emitidas pelos aparelhos celulares são ondas de rádio capazes de promover o aquecimento da matéria ao seu redor? Essas ondas podem até gerar algum aquecimento, mas será que são capazes de aquecer o milho a ponto de estourá-lo?