Radioatividade

A descoberta e o estudo da Radioatividade proporcionaram ao ser humano a utilização da radiação em diversas áreas de interesse e benefícios ao homem.

O estudo e a busca de alguns cientistas em desvendar os mistérios e características do formador da matéria (o átomo) fez com que algumas descobertas fossem realizadas e que levassem a resultados antes inimagináveis. Um exemplo foi o físico alemão Roentgen, que descobriu o Raio X.

Já Rutherford descobriu algumas radiações (alfa e beta), enquanto Becquerel, Marie e Pierre Curie são exemplos de cientistas que, ao estudar o comportamento atômico, descobriram átomos capazes de eliminar energia na forma de radiação (isótopos radioativos). Assim, o estudo da Radioatividade foi iniciado.

Defini-se Radioatividade como a capacidade do núcleo de um átomo em emitir energia na forma de radiação. Essa energia (radiação) é emitida quando o átomo apresenta um núcleo instável (apresentando número de prótons igual ou superior a 84), eliminando-a com o objetivo de atingir a estabilidade. A estabilidade será atingida quando o núcleo apresentar 82 prótons.

A emissão da radiação a partir do núcleo atômico pode ser realizada de formas diferentes, sendo elas:

• Na forma de partículas (radiações alfa e beta)

• Na forma de onda eletromagnética (radiação gama)

O ser humano, ao longo da sua história, apresentou diversas necessidades que se intensificam e se modificam a cada dia. Dentro desse contexto, o estudo da radioatividade vem contribuindo para que novas alternativas e tecnologias sejam desenvolvidas para a melhoria da qualidade de vida do ser humano. Exemplos dessas alternativas são:

- Na medicina: a radiografia e a mamografia utilizam da radiação para a visualização de estruturas do nosso organismo, assim como a radioterapia atua no tratamento do câncer.

Raio X utilizado para mostrar estruturas ósseas

Exame de mamografia

- Uso industrial: muitas indústrias farmacêuticas utilizam a radiação como método para realizar a esterilização de materiais, como luvas e seringas.

- Na agricultura: a radiação pode ser utilizada para auxiliar na prevenção de pragas (inibindo a multiplicação de microrganismos por alterar suas estruturas moleculares), na conservação de alguns produtos agrícolas, no acompanhamento do desenvolvimento de vegetais.

Assim, podemos verificar que a radioatividade apresenta grande importância no dia a dia do ser humano, seja de forma direta ou indireta, desmistificando o medo popular de que a radiação trata-se de algo que apenas prejudica o ser humano.

Símbolo que indica que em determinada área existe radiação