A Bomba atômica é uma arma de energia nuclear que possui um grande poder de destruição. Foi idealizada durante a Segunda Guerra Mundial quando houve a necessidade de desenvolver novas armas de combate.
Partindo desta necessidade, os cientistas europeus que haviam sido expulsos dos seus países devido ao nazifascismo, foram para os Estados Unidos com o intuito de pesquisar o átomo partindo das teorias de Albert Einstein.
Acreditavam que, se as partes de um átomo atingissem outra parte de outro átomo a partir de reações originadas a do urânio e do plutônio, gerariam uma grande carga de energia resultando numa explosão atômica.
Em 1942, os cientistas realizaram a primeira experiência atômica e obtiveram êxito. Aproveitando a descoberta, o presidente americano Harry Truman, querendo forçar o Japão a sair da guerra, ordenou que fossem lançadas duas bombas sobre o país.
Em 06 de agosto foi lançada a primeira bomba em Hiroshima e três dias depois a segunda bomba em Nagasáqui. Tais lançamentos provocaram a morte de 200 mil pessoas em Hiroshima e de 150 mil pessoas em Nagasáqui.
A partir do conhecimento mundial desta arma atômica explosiva tão poderosa, inúmeros estudos foram iniciados em diferentes países.