Química Nuclear

Os primeiros fenômenos radioativos foram descobertos no final do século XIX. Esse conhecimento proporcionou ao homem descobrir ainda mais sobre a estrutura e o próprio núcleo do átomo.

Este panorama que se abriu revelou ao mundo a energia imensa que o átomo abriga e como ela poderia ser usada para o bem, como em construções de usinas elétricas para a geração de energia, na medicina de isótopos radioativos para o tratamento de câncer, bem como na indústria, na química, na agricultura, na geologia e na arqueologia.

No entanto, o mundo ficou assombrado com esta tremenda energia sendo usada para o mal, com a explosão de duas bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki. Além de alguns acidentes radioativos que tiveram em Chernobyl, Goiânia e em Three-Mile Island. Sem contar, é claro, os perigos enfrentados com o lixo radioativo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos de Química Nuclear

A Descoberta da Radioatividade

A descoberta da radioatividade contou com o trabalho de inúmeros cientistas, tais como: Röentgen, Becquerel, o casal Curie e Rutherford.

Acidente com Césio-137 em Goiânia

Conheça a triste e alarmante história do segundo maior acidente nuclear do mundo, o acidente com o césio 137, ocorrido em Goiânia.

Bomba Atômica

A Bomba atômica é uma arma de energia nuclear que possui um grande poder de destruição.

Bomba de Hidrogênio

Descubra o que é uma bomba de hidrogênio, veja qual é o seu poder de destruição, como ela funciona e quais são os países que realizaram testes nucleares com ela.

Cálculo de partículas alfa e beta

Veja como deve ser realizado o cálculo de partículas alfa e beta para determinar o número de partículas eliminadas a partir de um átomo radioativo.

Cálculos de meia-vida

Clique e aprenda a realizar cálculos que envolvem a meia-vida de amostras radioativas a partir de valores em massa, porcentagem e em fração.

Carbono 14: idade de fósseis

Esse elemento permite decifrar de qual época é um achado dos arqueólogos.

Césio 137

Como é o átomo do Césio 137? Todo Césio é radioativo? O que faz um átomo de um elemento ser radioativo? Vamos nos informar, clique aqui!

Cinética das desintegrações radioativas

Veja como podemos desenvolver vários cálculos sobre a cinética das desintegrações radioativas.

Como funciona o Contador Geiger-Müller?

Descubra como funciona o Contador Geiger-Müller, um dos aparelhos mais antigos usados para detectar a presença de radioatividade.

Efeitos biológicos das radiações

Conheça os efeitos causados pela exposição às principais fontes de radiação, como as radiações alfa, beta e gama e os raios X.

Elementos radioativos

Conheça os elementos químicos radioativos.

Energia Nuclear

Conheça as vantagens e as desvantagens do uso da energia nuclear.

Energia Nuclear no Brasil

Conheça qual é a situação atual da energia nuclear do Brasil e quais são os benefícios e desvantagens da aplicação desse tipo de energia em nosso país.

Famílias radioativas

Saiba o que são as famílias radioativas e a forma para descobrir se um átomo faz parte ou não de alguma delas.

Fissão Nuclear

Fissão nuclear é a partição de um núcleo atômico pesado e instável provocado pelo bombardeamento de nêutrons moderados.

Fusão Nuclear

Veja o conceito de fusão nuclear, suas características, como ela ocorre no Sol, a energia que ela libera e seu uso para gerar energia por meio de reatores nucleares.

Leis da radioatividade

Clique e aprenda as leis da radioatividade, que estudam como o núcleo de um átomo comporta-se quando emite radiações alfa ou beta.

O acidente de Chernobyl

Conheça a história do maior acidente nuclear de todos os tempos – o acidente de Chernobyl – veja a causa do acidente e fique sabendo a situação dessa usina hoje.

Partículas Alfa, Beta e Gama

As partículas Alfa, Beta e Gama distinguem-se pelo tipo de carga.

Período de Meia-Vida

Período de Meia-Vida ou Período de Semidesintegração (P ou t1/2) é o tempo para uma amostra radioativa reduzir à metade.

Polônio

Saiba mais mais sobre as características e propriedades do polônio, como ocorreu sua descoberta, suas fontes e aplicações benéficas e maléficas.

Primeira Lei da Radioatividade ou Lei de Soddy

Conheça a primeira lei da radioatividade, também chamada de primeira lei de Soddy, que mostra a respeito da emissão da partícula alfa pelos núcleos radioativos.

Química Nuclear

A química nuclear possui aplicações na medicina e na indústria. Confira!

Radiações alfa, beta e gama

Conheça as principais radiações nucleares: alfa, beta e gama. Veja o que constitui cada uma, seu poder de penetração e as consequências para a saúde do ser humano.

Rádio - um elemento químico radioativo

Conheça a história da descoberta do elemento químico rádio, como foi a chamada “Era do Rádio”, que ocorreu principalmente nos EUA, e suas aplicações hoje.

Radioatividade

Conheça a definição de radioatividade, como ela é formada e quais são as suas utilizações.

Radioatividade na Agricultura

Conheça como o uso da radioatividade na agricultura tem permitido aperfeiçoar as técnicas de produção de alimentos.

Radioatividade na Indústria

Conheça algumas das diversas aplicações da radioatividade na indústria, como na esterilização de materiais cirúrgicos e no controle de qualidade de produtos industriais.

Radioatividade Natural e Artificial

Conheça a diferença entre a radioatividade natural e a artificial, como ocorreu a descoberta de cada uma e suas principais aplicações.

Segunda Lei da Radioatividade ou Segunda Lei de Soddy

Conheça a segunda lei da radioatividade ou segunda lei de Soddy que explica a mudança que ocorre no núcleo atômico que emite uma partícula beta.

Transmutação artificial

Acesse este link para entender a reação de transmutação. Conheça aqui cada uma das partículas (alfa, beta, próton, pósitron, dêuteron e nêutron) que podem ser utilizadas para promover a transformação do átomo de um elemento em outro átomo de um elemento diferente.

Uso da Radioatividade na Medicina

Descubra quais são as aplicações da radioatividade na medicina, tanto na área de diagnóstico de patologias e disfunções, quanto no tratamento de diversas doenças.

Uso de radiação em alimentos

Entenda como é feita a radiação em alimentos, quais são os resultados obtidos, se há algum perigo em consumir essas comidas e quais não podem passar por esse processo.