Temas de Física que mais caem no Enem

Se você está estudando para o Enem e quer saber quais são os temas mais importantes e os assuntos de Física que mais caem na prova, este artigo é para você. Durante o estudo, procure conhecer quais são as principais aplicações dos conteúdos estudados e mantenha-se sempre atualizado sobre as novas tecnologias e descobertas científicas.

Veja também: Equações de Física no Enem

Temas de Física que mais caem no Enem

Vamos listar aqui quais são os temas de Física que mais caem na prova do Enem e também vamos sugerir alguns textos bastante úteis durante a sua preparação para o exame.

Mecânica

Mecânica é a área da Física que estuda o movimento dos corpos e é também a parte da Física mais cobrada no Enem, possivelmente pela extensão desse conteúdo. Trata-se de uma grande área do conhecimento e abrange a cinemática, a dinâmica e a estática. Ao estudar mecânica, sugerimos que você dê atenção especial aos seguintes tópicos:

Veja também: Vai começar a estudar cinemática? Confira os conceitos básicos da área!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ondulatória

A ondulatória é a área da Física que estuda a propagação das ondas e os fenômenos ondulatórios. Trata-se de um assunto que apresenta um grande número de aplicações cotidianas, uma vez que existem diversas tecnologias, como o celular, a TV e o GPS, cujo funcionamento é baseado nas propriedades das ondas eletromagnéticas. Quando for estudar a ondulatória, sugerimos que você revise conteúdos como:

Dentre os assuntos de Física que mais caem no Enem, destacam-se a mecânica, ondulatória, eletricidade e óptica.
Dentre os assuntos de Física que mais caem no Enem, destacam-se a mecânica, ondulatória, eletricidade e óptica.

Eletricidade

A eletricidade representa um grande número das questões de Física presentes no Enem. Dentro desse conteúdo, é importante que você estude as aplicações práticas da eletrodinâmica, como os circuitos elétricos que envolvem a associação de resistores, o cálculo do consumo de energia elétrica, bem como o funcionamento de geradores e transformadores. Ao estudar eletricidade, dê ênfase nos seguintes conteúdos:

Termologia

A termologia abrange um grande número de conteúdos, como a termometria, calorimetria e a termodinâmica, sendo essa última de grande importância para o Enem. Quando estiver estudando a termologia, dê atenção aos seguintes tópicos:

Óptica

A óptica estuda as características e a propagação da luz. Destacamos a importância da refração da luz, mas também da dispersão. Ao estudar a óptica, fique atento para:

Por: Rafael Helerbrock

Artigos relacionados

Dicas para a prova de Física do Enem

Vai fazer o Enem e não sabe por onde começar a estudar Física? Acesse nosso texto e confira algumas dicas rápidas e objetivas que poderão te salvar na hora da prova.

Mecânica no Enem

Você sabe por onde começar a estudar mecânica para o Enem? Acesse e descubra quais são os tópicos mais importantes sobre esse tema para o exame!

Termologia no Enem

Vai fazer o Enem e quer saber melhor o que estudar de termologia? Acesse e confira os principais temas dessa área relevantes para o exame!

Mecânica

Parte da Física que estuda o movimento dos corpos.

Ondulatória

Ondulatória é a parte da Física que estuda as ondas. Qualquer onda pode ser estudada aqui, seja a onda do mar, ou ondas eletromagnéticas, como a luz.

Ondulatória para o Enem

Clique aqui e veja como a Ondulatória, ramo da Física que estuda as ondas, pode ser cobrada no Enem!

Geração de ondas eletromagnéticas

Por meio do uso das ondas eletromagnéticas, as torres de controle podem manter contato com os aviões. Veja aqui como são geradas essas ondas eletromagnéticas!

As ondas eletromagnéticas

Você sabe o que são ondas eletromagnéticas? Com certeza você já teve contato com essas ondas. Clique e saiba mais a respeito!

Eletricidade

O que é eletricidade? Saiba aqui!

Óptica

É a parte da Física que se dedica ao estudo da luz.