Dicas para a prova de Física do Enem

Vai fazer o Enem e quer algumas dicas sobre a matéria de Física? Nós separamos uma série de dicas rápidas e objetivas para você turbinar o seu estudo e se dar bem na prova. Inicialmente falaremos sobre as características da prova que você precisa saber e, em seguida, daremos atenção aos detalhes que podem te ajudar tanto durante o seu preparo quanto na hora da prova.

Veja também: Equações de Física no Enem

Como é a prova de Física do Enem?

A prova de Física do Enem é aplicada juntamente às provas de Biologia e Química. Juntas, essas três disciplinas compõem as Ciências da Natureza e suas Tecnologias, portanto é de se esperar que algumas questões da prova apresentem conceitos interdisciplinares. Assim sendo, você terá um melhor desempenho se estiver familiarizado com os fundamentos de cada uma dessas matérias.

A prova de Ciências da Natureza envolve conteúdos de Física, Química e Biologia e apresenta bastante interdisciplinaridade.

As questões do Enem são distribuídas da seguinte forma: 25% de questões fáceis, 25% de questões  difíceis e os 50% restantes são questões de dificuldade média.
Além da distribuição de dificuldades, também é importante saber que os itens, como são chamadas as questões da prova, são organizados de acordo com um conjunto de competências e habilidades, que avaliam a capacidade do candidato de:

  • estabelecer relações de causa e efeito que expliquem o movimento de objetos e/ou corpos celestes;
  • identificar leis físicas que expliquem fenômenos eletromagnéticos e termodinâmicos;
  • compreender os fenômenos que resultam da interação entre matéria e radiação;
  • avaliar sob diferentes perspectivas os processos de geração e produção de energia, entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como são as questões de Física do Enem

Independentemente de qual seja o conteúdo abordado, as questões do Enem são geralmente apresentadas da mesma forma. É comum que elas possuam os seguintes elementos:

  • Texto-base: onde são apresentadas algumas informações relevantes, que podem aparecer na forma de enunciados, gráficos, imagens, tabelas etc.
  • Comando: onde está explícito o que o candidato precisa fazer para responder àquele item; pode ser escrito na forma de pergunta ou pode ser uma ordem direta.
  • Alternativas: somente uma entre as cinco alternativas é a correta.

Aqui fica uma dica: quando se deparar com questões longas, primeiramente faça a leitura do comando para, em seguida, ler a questão por completo. Ao fazer isso, você poupará um tempo precioso.

Veja também: O que estudar de Física para o Enem?

Dicas de Física para a prova do Enem

  • Treine bastante a leitura e a interpretação de gráficos.
  • Procure dominar os conceitos mais básicos de Mecânica, Termodinâmica, Ondulatória e Óptica – o Enem valoriza mais quem acerta as questões básicas do que quem acerta apenas as questões difíceis.
  • Mantenha-se atualizado sobre o cenário global. Leia sempre sobre atualidades e fique atento às descobertas científicas, novas tecnologias, mudanças ambientais, conflitos etc.
  • Estude o Sistema Internacional de Unidades, bem como aprenda a utilizar os prefixos de unidades e também a fazer conversões.
  • Pesquise quais são as aplicações tecnológicas dos conceitos que você está estudando. O Enem gosta de abordar situações tangíveis e que tenham alguma utilidade prática.
Por: Rafael Helerbrock

Artigos relacionados

Cinco dicas para resolver exercícios de Física

Clique aqui para conhecer cinco dicas fundamentais para resolver exercícios de Física. Nossas dicas tornarão as resoluções de questões mais fáceis!

Equações de Física no Enem

Que tal recapitular algumas das mais importantes equações de Física que podem ser usadas na prova do Enem? A Física faz parte da prova das Ciências da Natureza do Enem. Para resolver as questões com tranquilidade, é necessário conhecer conceitos e fórmulas básicas de conteúdos como Mecânica, Eletromagnetismo e Termodinâmica.

Termologia no Enem

Vai fazer o Enem e quer saber melhor o que estudar de termologia? Acesse e confira os principais temas dessa área relevantes para o exame!

Temas de Física que mais caem no Enem

Vai fazer o Enem e gostaria de saber quais são os assuntos de Física quem mais caem na prova? Acesse nosso texto e confira os temas mais frequentes!