<

Radiação Ultravioleta

A radiação ultravioleta é proveniente do sol e está dividida em três: UV-A, UV-B e UV-C.

A radiação UV-B é prejudicial a saúde.
A radiação UV-B é prejudicial a saúde.

O câncer que ocorre com maior freqüência no Brasil é o de pele, e corresponde a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas. A radiação ultravioleta natural, proveniente do sol, é a maior aliada para o aparecimento dessa doença.

A radiação ultravioleta é dividida em três, varia de acordo com a região do espectro de ondas em que se encontra:

Radiação UV-A: se estende desde 320 a 400 nanômetros (nm);

Radiação UV-B: ocupa a faixa de 280-320 nanômetros (nm);

Radiação UV-C: vai da faixa de 280 a comprimentos de onda menores.

Apenas a radiação UV-B oferece riscos à saúde humana, sendo que a radiação UV-A não é absorvida pela atmosfera, já a UV-C é totalmente absorvida pela atmosfera terrestre e por isso não participa das medidas feitas na superfície da Terra.

A radiação UV-B é absorvida na estratosfera pelo ozônio, mas a pequena quantidade que atinge a Terra já preocupa, pois o excesso de exposição a essa radiação, como já foi dito, causa câncer de pele. Sendo assim, é importante seu estudo, porque permite o estudo da camada de ozônio e também de sua destruição. Essa medida permite divulgar o chamado “índice de UV-B” e definir de forma quantitativa se o sol está forte ou fraco, ou seja, quando oferece maiores riscos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Líria Alves

Artigos relacionados

Cinco curiosidades esclarecedoras sobre a luz

Veja algumas curiosidades interessantes sobre as propriedades e o comportamento da luz.

Consequências da destruição da camada de ozônio

A destruição da camada de ozônio é um problema alarmante. Entenda o porquê, lendo as consequências que isso causa para a vida humana.

Espectro solar

Você já ouviu falar do espectro da luz solar? Toda a luz produzida pelo Sol é proveniente do processo de irradiação térmica, em razão das altas temperaturas decorrentes das reações de fusão nuclear. A maior parte de sua luz é distribuída entre as faixas do infravermelho e da luz visível. Saiba mais!

Luz negra

O que você sabe sobre a luz negra? As lâmpadas de luz negra podem ser produzidas na remoção da fina camada branca fosforescente presente no vidro das lâmpadas fluorescentes. Esse pó produz luz visível pela incidência da radiação ultravioleta produzida pela aceleração do plasma no bulbo da lâmpada. Saiba mais no texto!

O que são as micro-ondas?

Entenda o que diferencia as micro-ondas dos outros tipos de radiações, como elas aquecem os alimentos e seu uso em radares e satélites.

Tipos de Radiações

Ondas eletromagnéticas que se propagam com velocidade e energia elevada.