Arco-íris

Arco-Íris
Arco-Íris

O arco-íris é um fenômeno óptico e metereológico que ocorre em razão da presença de gotículas de água na atmosfera. A física explica esse fenômeno a partir dos conceitos da reflexão e refração da luz. A luz branca, quando irradiada pelo sol, penetra nas gotas de água suspensas na atmosfera. Ao mudar de meio de propagação, nesse caso do ar para a água, a luz sofre refração que é acompanhado pelo desvio de luz. Esse desvio de luz faz surgir vários outros raios de luz que possuem um comprimento de onda para cada tipo de cor, sendo o maior comprimento para a luz violeta e o menor para a luz vermelha. Após a refração os raios que surgiram da decomposição da luz branca sofrem agora a reflexão. Eles são refletidos internamente pelas paredes das gotas de água, retornando assim para atmosfera e formando o arco-íris.

A formação desse fenômeno é possível mediante a existência de gotículas de água na superfície e luz ao mesmo tempo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Marco Aurélio da Silva

Artigos relacionados

Círculo-íris?

Você sabia que os arcos-íris na verdade são círculos? Clique aqui e entenda por que esse fenômeno tem formato circular e é percebido como arco.

Dispersão da luz

Conheça a dispersão da luz branca, fenômeno no qual a luz policromática decompõe-se em cores componentes.

Halo solar

Veja aqui como se forma o halo solar, fenômeno óptico que gera um espetáculo natural.

Prisma óptico

O instrumento óptico mais usado na demonstração da dispersão da luz é o prisma óptico. Confira mais sobre suas características e propriedades!

Reflexão da Luz

Você sabe como funciona a reflexão da luz? Aqui explicaremos o conceito e os tipos (reflexão regular e reflexão difusa), bem como mostraremos as leis da reflexão da luz. Resolvemos também um exercício sobre o assunto. Clique aqui para entender de vez esse processo estudado em Óptica!

Reflexão e Refração da Luz

Conheça os fenômenos de Reflexão e Refração da luz e saiba como eles ocorrem.