A visão colorida

Olho Humano
Olho Humano

Podemos dizer que o sentido da visão é o que nos dá uma maior quantidade de informações sobre o meio em que vivemos. No entanto, temos algumas limitações para perceber objetos pequenos ou objetos que estejam distantes de nós. A visão é um processo pelo qual os seres vivos percebem a forma e a cor dos objetos. Podemos dizer que essa percepção só é possível quando a informação sobre o meio ambiente chega aos olhos sob a forma de luz emitida ou refletida pelos objetos, e é transformada em impulsos elétricos envidados ao cérebro através do nervo óptico.

A retina é uma fina película composta de células sensíveis à luz e disposta no fundo do olho, onde a imagem é focalizada. Em nossa retina existem dois tipos de células que são sensíveis à luz: são os cones e os bastonetes. Os cones são sensíveis às luzes vermelha, verde e azul. Dessa forma, caracterizamos três tipos diferentes de cones, que são estimulados de formas distintas quando a luz, de qualquer frequência, atinge a retina. Assim, dizemos que uma luz cuja frequência é de 6,5 x 1014 Hz, estimula mais os cones sensíveis ao azul do que ao verde ou ao vermelho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um fato interessante é que por existirem somente três tipos de cones, somos limitados a certa quantidade de cores que podemos distinguir. Assim, qualquer tonalidade ou cor que formos distinguir só será decomposta em componentes do vermelho, verde e azul.

A figura abaixo ilustra, de forma simples, a sensibilidade que o olho humano tem das diversas cores. No gráfico podemos observar que a cor à qual o olho é mais sensível é a cor verde, que também faz parte do espectro solar de mais intensidade. Dessa forma, podemos dizer que nosso olho está ajustado para a luz do Sol.

O gráfico mostra a sensibilidade do olho para as diferentes cores

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Catarata

Conheça um pouco mais sobre a catarata, uma doença que atinge principalmente os idosos.

Estrutura do olho humano

Conheça melhor a estrutura do olho humano e amplie seus conhecimentos a respeito do funcionamento desse importante órgão do corpo.

Heterocromia

Entenda o que é a heterocromia, uma condição rara em humanos, mas comum em alguns animais como cachorros e gatos.

Lágrimas

Aprenda o que são as lágrimas e qual a importância dessa substância para a nossa visão.

Sistema sensorial

Entenda o que é o sistema sensorial e amplie seus conhecimentos sobre os cinco sentidos humanos.