Círculo-íris?

O arco-íris é formado pelo fenômeno da dispersão da luz. Seu formato circular, que não pode ser percebido por causa da curvatura da Terra, está mais para “círculo-íris”.

O arco-íris é um fenômeno óptico caracterizado pelo surgimento de um arco colorido de luz, geralmente em dias chuvosos. A passagem da luz do Sol, por gotículas de água suspensas no ar, gera as cores características do arco-íris. Esse fenômeno está no centro de muitos mitos, e, talvez o mais famoso deles, é o que fala sobre a possibilidade de encontrar ouro no fim de um arco-íris.

Como são formados os arcos-íris?

O fenômeno da dispersão cromática da luz está por trás da formação do arco-íris. Quando um raio de luz policromática, vindo do Sol, penetra em uma gotícula de água, sofre refração e é consequentemente espalhado nas sete cores que o compõem. Como o índice de refração é diferente para cada comprimento de onda da luz, as cores mantêm uma relação inversamente proporcional com essa grandeza. Assim, as cores de luz que possuem menor comprimento de onda sofrem os maiores desvios ao entrar na gotícula. Em contrapartida, as cores com maior comprimento de onda sofrem os menores desvios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na imagem acima, a luz branca entra em um prisma e sofre dispersão. Repare que as cores que tendem ao azul, que possuem os menores comprimentos de onda, sofrem grandes desvios em sua trajetória. Já as cores que tendem ao vermelho, com os maiores comprimentos de onda, sofrem pequenas mudanças de trajetória.

Círculo-íris

Um arco-íris somente será visível para um observador no solo se o ângulo entre a luz refratada e o ponto de observação for algo em torno de 42°. Por causa da curvatura da Terra, o observador percebe um arco de circunferência, que chamamos de arco-íris. Entretanto, a verdade é que todo arco-íris possui formato circular, e a visão completa do “círculo-íris” fica impedida pela curvatura do planeta.

O vídeo acima foi gravado em São Petersburgo, na Rússia, por um operador de guindastes a 500 metros de altura. Nesse caso, como o observador não está no solo, pode-se perceber perfeitamente a circunferência formada pelos raios de luz coloridos.

Os arcos-íris são formados pelo fenômeno da dispersão cromática da luz

Os arcos-íris são formados pelo fenômeno da dispersão cromática da luz

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Artigos relacionados

Arco-íris

O arco-íris é um fenômeno óptico e metereológico que ocorre em razão da presença de gotículas de água na atmosfera.

Cor da luz

Aprenda aqui a decompor a cor da luz, fazendo uso do prisma óptico, e veja também como compô-la, usando o disco de Newton.

Dispersão da luz

Conheça a dispersão da luz branca, fenômeno no qual a luz policromática decompõe-se em cores componentes.

Refração Atmosférica

A refração atmosférica é responsável por muitos fenômenos cotidianos como a miragem e o arco-íris.

Índice de refração e a dispersão da luz

Observe neste artigo como se determina o índice de refração e entenda como acontece a dispersão da luz.