Curiosidades de Física

A Física nasceu da necessidade do homem de explicar os fenômenos ao seu redor. Ao se desenvolver, essa ciência revelou muitas curiosidades sobre a natureza.

A Física é a ciência que se dedica à compreensão de fenômenos naturais. As explicações dadas por essa ciência fundamentam-se na observação, criação de um modelo experimental para o fenômeno em análise e definição de equações que o caracterizem.

A Física nasceu da necessidade que o homem tinha e ainda tem de explicar os fenômenos que percebia na natureza. Ao ver os raios e ouvir os trovões, perceber a formação do arco-íris, ver a ocorrência de eclipses e observar as fases da lua, o ser humano buscava explicações, que ao longo das eras foram sendo dadas pelos avanços dos estudos em Física.

Atualmente essa ciência é extremamente desenvolvida, e as inúmeras curiosidades presentes no estudo de Física geram, em muitos casos, assombro e uma sensação de pequenez frente à grandeza da natureza.

Curiosidades

1. Olhar para as estrelas é ver o passado

Para que possamos enxergar qualquer objeto ao nosso redor, é necessário que a luz produzida ou refletida por esse objeto chegue até nossos olhos. A luz gasta um certo tempo para percorrer a distância entre nós e os objetos, mas cotidianamente esse intervalo de tempo é infinitamente pequeno diante da enorme velocidade da luz.

Só podemos ver imagens de nebulosas e estrelas do universo porque a luz desses corpos celestes caminhou pelo espaço e chegou até nós. Todavia, em se tratando do espaço, as distâncias não podem ser desconsideradas.

A imagem acima é da Nebulosa da Águia, também conhecida como os Pilares da Criação. Esse corpo celeste foi detectado pelo telescópio espacial Hubble em 1995 e está a uma distância de 7.000 anos-luz da Terra. Isso significa que o tempo gasto para que a luz produzida pelas estrelas da Nebulosa chegue até o nosso planeta é de 7000 anos, portanto, a imagem registrada pelo Hubble em 1995 corresponde ao estado em que a Nebulosa encontrava-se 7.000 anos atrás. Olhar para o céu é ver o passado!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. O tempo não é absoluto

A sensação que temos do tempo é a de que ele é algo absoluto, isto é, que transcorre da mesma maneira em todos os pontos no universo. As teorias da Física, no entanto, revelam que não é isso o que acontece, ou seja, um segundo que passa aqui na Terra não corresponde a um segundo para os demais pontos do universo.

Se um objeto estiver com velocidade próxima à da luz ou sob efeito de um campo gravitacional muito intenso, o tempo poderá ser distorcido e marcado de uma forma diferente em relação à Terra. Caso um viajante espacial saia da Terra e percorra o espaço por um ano na velocidade da luz, ao retornar, perceberá que, para as pessoas na Terra, sua viagem durou décadas.

3. Avogadro e a cabeleira mundial

O número de Avogadro representa uma quantidade determinada de moléculas que compõem uma amostra gasosa. Em 1 mol de gás, existe uma quantidade fixa de 6,02 x 1023 moléculas. Esse valor é conhecido como o número de Avogadro.

Essa quantidade de moléculas é tão grande que, se considerarmos que toda a população mundial possui cabelo, a soma dos fios de todas as pessoas no mundo seria menor.

PM = População mundial ≈ 7,3 x 109 pessoas

FC = Fios de cabelo ≈ 3 x 106 fios por pessoa

PM x FC = 7,3 x 109. 3 x 106 = 2,19 x 1016

Repare que o número de fios de cabelo no mundo possui expoente igual a 16, e o número de Avogadro possui expoente igual a 23.

Logo mais abaixo você encontrará textos com outras curiosidades sobre o mundo da Física. Leia e surpreenda-se!

A Física desvenda alguns fatos curiosos sobre o universo

Por: Joab Silas da Silva Júnior

Artigos de Curiosidades de Física

A Terra é redonda?

Qual é o real aspecto físico do nosso planeta? Clique aqui e conheça três evidências extremamente simples que comprovam a forma redonda da Terra.

Cinco curiosidades esclarecedoras sobre a luz

Veja algumas curiosidades interessantes sobre as propriedades e o comportamento da luz.

Cinco curiosidades sobre o calor

Clique para conferir cinco curiosidades sobre o calor: forma de energia que flui entre os corpos com diferentes temperaturas.

Cinco curiosidades sobre o Sistema Solar

Acesse este link e conheça algumas curiosidades sobre o Sistema Solar e os seus planetas. O Sistema Solar encontra-se em um dos braços da galáxia, a uma distância de 27.000 anos-luz em relação ao centro da galáxia, orbitando-o a uma velocidade de 200 km/s e completando uma volta a cada 225 milhões de anos.

Círculo-íris?

Você sabia que os arcos-íris na verdade são círculos? Clique aqui e entenda por que esse fenômeno tem formato circular e é percebido como arco.

Como funcionam os freios ABS?

Clique aqui para descobrir como funcionam os freios ABS, tipos de freio obrigatórios em todos os carros fabricados no Brasil a partir de 2014.

Como são gravados os CDs e DVDs?

Conheça um pouco mais sobre como são gravados os CDs e DVDs, tecnologias utilizadas em nosso cotidiano para registrar imagens, sons e vídeos.

Curiosidades físicas no Futebol

Sabia que você pode aprender Física com futebol? Neste artigo demonstraremos como isso é possível ao revelar conceitos físicos presentes em uma partida de futebol. Veja aqui por que as chuteiras possuem travas, por que os jogadores vestem roupas térmicas e qual é o tempo que o goleiro tem para reagir a um pênalti!

Diferença entre monofásico, bifásico e trifásico

Clique aqui para saber qual é a diferença entre os sistemas mono, bi e trifásico e qual é o tipo de ligação que deve atender cada consumidor.

Diferença entre velocidade da luz e velocidade do som

Clique aqui para entender as particularidades da velocidade do som e da velocidade da luz. Enquanto o som propaga-se com velocidades próximas de 340 m/s no ar atmosférico, a luz atinge cerca de 300.000 km/s. A velocidade do som e da luz dependem exclusivamente do meio em que elas se propagam. Saiba mais!

É possível estourar pipoca com um celular?

Você sabia que as ondas eletromagnéticas emitidas pelos aparelhos celulares são ondas de rádio capazes de promover o aquecimento da matéria ao seu redor? Essas ondas podem até gerar algum aquecimento, mas será que são capazes de aquecer o milho a ponto de estourá-lo?

Efeito Cherenkov

Você sabia que em alguns casos há partículas que se movem com velocidades superiores à da luz? Partículas leves e eletricamente carregadas, como os elétrons, quando emitidas por reações nucleares podem mover-se mais rápido que a luz em alguns meios, dando origem ao efeito Cherenkov. Entenda melhor com a nossa explicação!

Fator de Proteção Solar (FPS)

Qual é o Fator de Proteção Solar do seu protetor solar? Clique aqui e entenda o que é o FPS e quais são os tipos de radiações solares.

Física do Hand Spinner

Você sabe qual é a Física envolvida no Hand Spinner? Conheça os elementos científicos por trás desse brinquedo que promete eliminar o stress!

LHC: o grande acelerador de partículas

Saiba mais sobre o LHC, um grande e complexo acelerador de partículas, repleto de experimentos que buscam identificar partículas subatômicas de altas energias. Seu circuito principal estende-se por mais de 27 quilômetros e a 100 m de profundidade. Localiza-se no Centro Europeu de Reações Nucleares, na Suíça.

Luz negra

O que você sabe sobre a luz negra? As lâmpadas de luz negra podem ser produzidas na remoção da fina camada branca fosforescente presente no vidro das lâmpadas fluorescentes. Esse pó produz luz visível pela incidência da radiação ultravioleta produzida pela aceleração do plasma no bulbo da lâmpada. Saiba mais no texto!

Miragens no frio

Você sabia que em locais de extremo frio podem ocorrer miragens? Clique aqui e entenda porque esse fenômeno não é exclusivo de lugares quentes.

O que aconteceria se alguém corresse como o Flash?

Você gostaria de correr tão rápido quanto o Flash? Clique aqui e veja o que aconteceria se alguém atingisse a supervelocidade!

Paradoxo dos gêmeos

Entenda o paradoxo dos gêmeos e as conclusões que podem ser tiradas por meio de uma análise qualitativa desse problema.

Por que o som não se propaga no espaço?

Você sabe por que o som não pode se propagar no espaço? Clique aqui e entenda por que as ondas sonoras não se alastram no vácuo.

Por que olhar para o céu é ver o passado?

Clique para entender por que, quando olhamos o céu, na verdade, estamos vendo o passado!

Quanta energia consumimos para recarregar nossos smartphones?

É possível estimar a quantidade de energia elétrica consumida para recarregar a bateria do seu celular com alguns cálculos relativamente simples. A quantidade de energia utilizada pelos delicados circuitos dos aparelhos celulares é bastante pequena e quase não afeta nosso consumo mensal. Clique no texto para saber mais!

Quanto pesa uma nuvem?

Você sabe quanto pesa uma nuvem? Clique aqui e veja com quantos elefantes se faz uma nuvem.

Quilograma

Clique para entender o que é o quilograma, os múltiplos do grama, a relação com o Sistema Internacional de Unidades, como o quilograma é construído e por que ele está ficando mais leve! O padrão do quilograma mundialmente utilizado é baseado em um pequeno cilindro feito de uma liga de Platina e Irídio. Saiba mais!

Teoria do Caos

Você sabia que esquecer o documento no dia do vestibular pode mudar a personalidade dos seus netos? Clique aqui e entenda o que é a Teoria do Caos!