Quanta energia consumimos para recarregar nossos smartphones?

Você já se perguntou se aquelas recargas na bateria do celular afetam a sua conta de energia? Fizemos os cálculos para você.

É possível estimar o consumo de energia por uma bateria de celular com cálculos simples
É possível estimar o consumo de energia por uma bateria de celular com cálculos simples

Você tem ideia de quanta energia elétrica é necessária para recarregar a bateria de um smartphone? Já parou para pensar se a recarga dos celulares afeta o consumo mensal de energia elétrica? O consumo de energia elétrica pelos aparelhos celulares depende diretamente da capacidade de armazenamento de suas baterias, medida em mAh (miliamperes-hora).

Em média, um aparelho celular apresenta 2000 mAh (miliamperes-hora) de carga elétrica armazenada em sua bateria de íons de lítio. Cada mAh equivale a uma carga elétrica de 3,6 C (Coulombs), portanto, uma bateria de celular desse tipo pode armazenar até 7200 C.

Para calcularmos a energia potencial elétrica armazenada na bateria, devemos levar em conta que a maioria delas opera com uma tensão elétrica de aproximadamente 4,2 V, resultando em uma quantidade de energia de aproximadamente 30.000 J (3.104 J). Observe o cálculo a seguir:

A unidade comumente utilizada para medir o consumo de energia elétrica é o kWh. Observe a equação dimensional abaixo, que utiliza a definição de potência:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe que, para que a energia consumida seja dada em kWh, a potência deve ser informada em kW, e o tempo, em horas. Se nos lembrarmos de que 1 W equivale a 1 Joule por segundo, então, 1 kWh é o equivalente a mil Joules por segundo. Multiplicado por 3600 segundos (uma hora tem 3600 segundos), logo, 1 kWh equivale a 3,6.106 J. Assim sendo, os 30.000 J de energia armazenados na bateria do celular equivalem a somente 0,008 kWh.

Quanto gastamos por ano recarregando a bateria do celular?

Fazendo mais algumas estimativas, podemos dizer que uma carga completa (de 0% a 100%) feita diariamente, completando 365 cargas ao final do ano, gera um consumo de 2,9 kWh. A conta agora fica simples: basta multiplicar esse valor pelo preço do kWh informado em sua conta de energia. Se considerarmos o seu valor médio em R$ 0,45, durante um ano, o gasto seria de apenas R$ 1,30.

Por: Rafael Helerbrock

Artigos relacionados

Carga Elétrica

Entendendo como analisar a eletrização dos corpos

Energia elétrica

Saiba mais sobre a energia elétrica, tipo de energia presente em quase tudo o que fazemos.

Energia potencial elétrica de duas cargas

Veja aqui como podemos calcular a energia potencial elétrica estabelecida entre duas cargas elétricas.

Potencial elétrico gerado por várias cargas

Cálculo do potencial elétrico gerado por diversas cargas elétricas num ponto P.

Potência do Gerador

Existe uma equação característica para determinar a potência elétrica do gerador.