Potência do Gerador

Sabemos que para um dispositivo qualquer, percorrido por uma corrente elétrica i e tendo tensão U entre seus terminais, como mostra a ilustração acima, a potência P produzida ou dissipada pela resistência é dada pela seguinte equação:

P = U.i

Caso o dispositivo seja um resistor ou uma resistência R, a potência dissipada (Pd) nesse resistor pode ser obtida através da seguinte equação:

Novamente vamos considerar a figura acima. Como podemos ver, trata-se de um gerador que fornece energia elétrica para um aparelho que está ligado entre seus terminais. Podemos calcular a potência total gerada por esse gerador utilizando a seguinte equação:

Porém, observando a figura acima, também podemos ver que o gerador possui uma resistência interna, portanto esse gerador perde potência interna por causa de sua resistência. Para o cálculo dessa perda de potência interna, chamada de potência dissipada, utilizamos a seguinte equação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sendo assim, dizemos que a potência fornecida pelo gerador ao circuito elétrico externo, e que é chamada de potência útil, será calculada pela seguinte equação:


É sabido que também podemos calcular a potência útil utilizando a seguinte equação:

Rendimento de um gerador

Podemos definir rendimento elétrico do gerador como sendo a relação entre a potência útil (Pu) e a potência total gerada (PT). A equação é a seguinte:


Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

Gerador elétrico fornecendo energia a um aparelho

Gerador elétrico fornecendo energia a um aparelho

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Gerador Real

Em um gerador real há a existência de uma resistência interna

Potência dissipada por um resistor

Clique aqui e veja as equações que determinam a potência dissipada por um resistor, conteúdo muito importante para o Enem.

Quanta energia consumimos para recarregar nossos smartphones?

É possível estimar a quantidade de energia elétrica consumida para recarregar a bateria do seu celular com alguns cálculos relativamente simples. A quantidade de energia utilizada pelos delicados circuitos dos aparelhos celulares é bastante pequena e quase não afeta nosso consumo mensal. Clique no texto para saber mais!

Receptor elétrico

Os receptores elétricos são dispositivos que transformam a energia que recebem em outras formas de energia.

Rendimento de uma máquina

O rendimento de uma máquina qualquer é determinado pela relação entre a potência utilizada e a potência total recebida.