Receptor elétrico

A figura acima nos mostra um exemplo básico de um receptor elétrico, o motor elétrico. Esse motor transforma quase toda energia elétrica que recebe em energia mecânica. Porém, dentro desses motores há fios condutores de energia que, de modo inevitável, convertem parte da energia que recebe em um tipo de energia muito comum, a energia térmica.

Assim, podemos definir um receptor elétrico como sendo um aparelho (dispositivo) que consegue transformar a energia elétrica que recebe em diferentes tipos de energia, sem convertê-la totalmente em energia térmica. Se esse dispositivo transformasse toda a energia elétrica em energia térmica deveria ser chamado de resistor e não receptor.

Outro exemplo que podemos citar de receptor elétrico é a bateria sendo carregada. Nesse tipo de receptor, a maior parte da energia que recebe se transforma em energia que fica armazenada nas ligações químicas. Porém, ainda sim uma pequena parcela dessa energia se transforma em energia térmica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como mencionado anteriormente, o motor elétrico (receptor) pode ser usado em diversos equipamentos elétricos como, por exemplo, o liquidificador, a batedeira, o ventilador etc.

Sabemos que um gerador fornece energia elétrica às cargas elétricas que por dentro dele passam. Já o receptor retira energia elétrica das cargas elétricas que passam por ele. Assim, definimos que em um receptor a força contra eletromotriz é a energia retirada de cada unidade de carga. O símbolo que representa um receptor é o mesmo que representa o gerador, sendo que a diferença está no fato de que a corrente no receptor vai do potencial maior para o menor.

A diferença de potencial U entre os terminais do receptor é dada por:

U = E + r . i

O motor elétrico é um exemplo de receptor elétrico

O motor elétrico é um exemplo de receptor elétrico

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Motor elétrico bloqueado

O motor elétrico pode ser bloqueado quando ocorre excesso de carga ou sobrecarga elétrica.

Potência do Gerador

Existe uma equação característica para determinar a potência elétrica do gerador.