Motor elétrico bloqueado

Em nossos estudos vimos que um receptor elétrico é um dispositivo capaz de receber energia elétrica e transformá-la em outros tipos de energia. Um exemplo básico que podemos citar de um receptor é o motor elétrico. O motor elétrico recebe energia elétrica de uma fonte e a transforma em energia mecânica. Porém, vale lembrar que parte da energia elétrica que o motor elétrico recebe é transformada em energia térmica.

Um motor elétrico pode ser usado, por exemplo, em um liquidificador, como mostra a figura acima; em uma batedeira; em um ventilador; em uma enceradeira, etc. Dessa forma, podemos dizer que fazemos bom uso desses aparelhos em nosso dia a dia. Mas também é comum vermos esses aparelhos apresentarem alguns defeitos no decorrer da sua vida útil, sendo por descuido ou por terem sidos expostos a uma sobrecarga.

É comum também vermos acontecer o bloqueio de um motor elétrico. Esse bloqueio faz com que o motor elétrico trave, deixando de girar. Tal fato pode ocorrer por excesso de carga, como no liquidificador ou na enceradeira elétrica. Quando se tenta passar a enceradeira em um assoalho com muita cera, por exemplo, pode ocorrer o bloqueio do motor, pois as escovas não conseguem girar. Da mesma forma, uma pessoa poderia encher o copo de um liquidificador com uma carga exagerada de frutas e travar as lâminas cortantes, impedindo o motor de girar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sempre que o motor é bloqueado, há um excessivo aquecimento de seus condutores internos, o que pode ocasionar sua queima. Não havendo rotação do motor, não há transformação de energia elétrica em mecânica, ou seja:

E = 0

Assim, toda a energia elétrica recebida é convertida em energia térmica, e podemos afirmar que o motor se comporta como um resistor de resistência r.

U=E+r.i

U=0+r.i

U=r.i (motor bloqueado)

Em razão do excesso de frutas dentro do liquidificador, as lâminas cortantes podem ficar presas

Em razão do excesso de frutas dentro do liquidificador, as lâminas cortantes podem ficar presas

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Nikola Tesla

Aqui você vai conhecer um pouco mais do grande cientista e inventor Nikola Tesla, o gênio do eletromagnetismo.

Receptor elétrico

Os receptores elétricos são dispositivos que transformam a energia que recebem em outras formas de energia.