Nikola Tesla

Um dos grandes gênios no estudo dos fenômenos elétricos e magnéticos foi o engenheiro Nikola Tesla, suas invenções mudaram o mundo.

Nikola Tesla foi um engenheiro elétrico que nasceu em 1856 na antiga Iugoslávia, mais precisamente na região da Sérvia, estudou na Universidade Técnica da Áustria e também na Universidade de Praga.

Em 1884 Tesla se mudou para os Estados Unidos da América e foi trabalhar na companhia de Thomas Edison, a Edison Machine Works. Tesla rapidamente se envolveu em vários projetos da companhia, dando soluções a diversos problemas, entre eles podemos citar os motores e geradores que ainda eram muito ineficientes, pois consumiam muita energia no seu funcionamento. Ele construiu o primeiro motor elétrico no ano de 1885, sua genialidade não tinha limites. Tesla patenteou grandes invenções como o transformador e o dínamo de corrente alternada.

Tesla se desentendeu com Thomas Edison, por achar que não estava sendo suficientemente valorizado, e acabou por fundar sua própria companhia, daí em diante a inimizade entre os dois só aumentou e durou até o fim de suas vidas. Além da briga pessoal, existia entre os dois uma disputa técnica, que estava relacionada ao melhor tipo de corrente a ser utilizado para a transmissão de energia elétrica. Edison apostava na corrente contínua, porém Tesla acreditava na melhor eficiência da corrente alternada, pois funcionaria melhor para transmissões de longas distâncias. O uso da corrente alternada tinha diversas vantagens sobre o uso da corrente contínua, pois essa causava grande aquecimento dos fios que a conduziam, visto que a potência dissipada é proporcional ao quadrado da intensidade da corrente, e quanto maior o número de consumidores, maior deveria ser a intensidade da corrente fornecida pelos geradores, e isso começava a provocar uma certa fragilidade do sistema, culminando em muitos estragos. Já a corrente alternada, apesar das inúmeras vantagens, tinha o problema de operar em altas voltagens, e isso era o que causava pânico em seus críticos, esse tipo de transmissão tinha o desafio de manter a potência de distribuição igual em todos os locais, para isso a voltagem ou tensão deveria ser a maior possível, e em consequência, a intensidade de corrente tinha que ser a menor possível.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No ano de 1888, Tesla associou-se ao empresário George Westinghouse, numa disputa com a companhia de Thomas Edison para a concessão da construção da central elétrica das cataratas do Niágara, para fornecer energia à cidade de Buffalo, que ficava a 40 km de distância. A empresa de Westinghouse distribuía energia utilizando corrente alternada de alta voltagem, e mesmo com o temor de muitos, eles venceram a concorrência e conseguiram gerar energia a partir das Cataratas do Niágara e a transmitiram por longas distâncias, e isso se tornou possível também pelo fato de Westinhouse ter aperfeiçoado um dispositivo chamado de transformador, que tem a função de elevar a tensão e diminuir a intensidade da corrente, o uso desse dispositivo só é possível em correntes alternadas.

Tesla era uma pessoa extremamente dinâmica, enigmática, e até bastante místico, ele foi autor de muitas outras invenções, entre elas a famosa bobina de Tesla, que era um dispositivo com o qual ele pretendia transmitir eletricidade sem o uso de fios, essa bobina gerava campos magnéticos que se propagavam oscilantes por determinadas distâncias e poderia gerar um sistema de transmissão, embora Tesla tenha convencido muitos empresários da época a investirem nesse projeto, dando início até à construção de uma imensa torre que serviria a esse fim, o projeto acabou sendo abandonado e jamais saiu realmente do papel.

Nikola Tesla faleceu no ano de 1943 em Nova York, e podemos dizer que suas invenções revolucionaram alguns ramos da física, como o eletromagnetismo, e também não é exagero dizer que suas invenções mudaram o mundo.

*Créditos da imagem: Shutterstock e Geogios Kollidas

Nikola Tesla, grande inventor Iugoslavo *

Nikola Tesla, grande inventor Iugoslavo *

Por: Paulo Soares da Silva

Artigos relacionados

Magnetismo

Clique aqui e entenda em que consiste o estudo do magnetismo!

Motor elétrico bloqueado

O motor elétrico pode ser bloqueado quando ocorre excesso de carga ou sobrecarga elétrica.

Transformadores

O que são transformadores elétricos? Descubra aqui sua função e suas formas de uso.