Transformadores

Transformador de voltagem
Transformador de voltagem

Andando pelas ruas, podemos ver nos postes de eletricidade alguns equipamentos grandes, semelhantes à figura acima. Esses equipamentos, os transformadores, não são somente utilizados nas redes elétricas, mas também em diversos aparelhos do nosso cotidiano. 

Sabemos que a tensão que sai das usinas geradoras de eletricidade é bastante alta. Portanto, para garantir a segurança e o bom funcionamento de aparelhos elétricos, essa tensão tem que chegar às residências com valor muito inferior ao que sai das usinas.

Em outras palavras, quando se transmite energia da usina até as casas, indústrias, etc., é interessante que a corrente elétrica seja baixa, mas para isso a tensão produzida deve ser bastante alta. Portanto, para que se eleve a tensão são utilizados os transformadores.

O transformador é um dispositivo que não tem partes móveis. Ele utiliza a lei de indução de Faraday e não funciona com corrente contínua.

Ilustração de um transformador de eletricidade

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na figura acima podemos ver que o transformador é formado basicamente por duas bobinas enroladas em um mesmo núcleo de ferro. No transformador, o número de enrolamento das bobinas é diferenciado pelos nomes enrolamento primário e enrolamento secundário. O enrolamento primário está ligado a um gerador de voltagem que gera corrente elétrica alternada; e o secundário está ligado a uma resistência elétrica.

Em um transformador, quando o enrolamento primário é ligado a uma corrente elétrica alternada, produz-se um campo magnético proporcional ao número de espiras e à corrente aplicada. O fluxo magnético que é produzido chega ao núcleo do braço metálico e, sem encontrar resistência, chega ao enrolamento secundário.

Quando chega ao enrolamento secundário, cria-se uma corrente elétrica por indução, que tem variação de acordo com a corrente do enrolamento primário e também com o número de espiras dos dois enrolamentos. 

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Corrente contínua e alternada

As correntes contínua e alternada são usadas para diferentes fins, em diferentes aplicações tecnológicas. Leia este texto e conheça as diferenças entre esses tipos de correntes e como funcionam. Saiba ainda suas vantagens e desvantagens, bem como exemplos de aparelhos que operam com cada uma dessas correntes.

Corrente elétrica

Descubra o que é a corrente elétrica. Veja também como ela funciona, como calculá-la e como ela é utilizada no dia a dia.

Efeito Joule

O que é o efeito Joule? Descubra como esse fenômeno pode ser observado em nosso cotidiano. Aprenda as fórmulas do efeito Joule com exercícios resolvidos.

Eletricidade

O que é eletricidade? Saiba aqui!

Fusíveis

Clique para saber tudo sobre os fusíveis. Confira aqui o que são, seus tipos, para que servem e como funcionam, além de exercícios resolvidos.

Indução eletromagnética

Clique e veja em que consiste o fenômeno da indução eletromagnética.

Nikola Tesla

Aqui você vai conhecer um pouco mais do grande cientista e inventor Nikola Tesla, o gênio do eletromagnetismo.

Primeira lei de Ohm

A Primeira Lei de Ohm determina a relação entre a tensão e a corrente em um circuito.