Campo magnético

O campo magnético é o espaço ao redor de dipolos que exercem forças em cargas elétricas.

O campo magnético é uma região do espaço onde as cargas elétricas em movimento são sujeitas à ação de uma força magnética.

O campo magnético é um espaço que surge quando as cargas elétricas estão em movimento. Ao falar de campo magnético, precisamos entender que ele aparece com um dipolo, ou seja, possui duas extremidades, chamadas polo norte e polo sul.

Por convenção, utilizamos linhas para representar o movimento de um campo magnético, que tende a sair do polo norte e incidir no polo sul. Ele pode ser gerado por meio de corrente elétrica em um fio condutor retilíneo ou em espiral e até em bobinas com fios senoidais (enrolados).

Para achar a intensidade do campo nessas situações, utilizamos variações da equação do campo, considerando a corrente elétrica (i), permeabilidade magnética no vácuo (μ0), comprimento da bobina (L), distância (R) e número de voltas da bobina (N).

Leia também: Eletroímãs — materiais com campo magnético potencializado

Tópicos deste artigo

O que é campo magnético?

O campo magnético é um espaço no qual as cargas elétricas sofrem interferência de forças. Ele é representado por linhas e é uma grandeza vetorial (possui intensidade, direção e sentido). Sua unidade de medida é o tesla (T), em homenagem ao físico Nikola Tesla, que estudou esse fenômeno.

Propriedades do campo magnético

O campo magnético é formado a partir do movimento das cargas elétricas. Existem materiais magnéticos que naturalmente atraem ou repelem outros materiais, como os ímãs, sendo eles classificados como:

• ferromagnéticos: possuem uma alta resposta na presença de campos;

• diamagnéticos: materiais que são repelidos em contato com campos;

• paramagnéticos: possuem uma fraca atração aos campos.

Todo campo magnético, por convenção, é dividido em dois polos: polo norte e polo sul, o que é conhecido como ligação dipolo e não pode ser quebrada.

Devido às linhas de campo, ao aproximar dois polos iguais, eles se repelem. Ao aproximar polos diferentes, eles se atraem, assim como em um ímã.

Linhas de campo magnético

O campo magnético é representado com linhas, para facilitar seu estudo. Essas linhas, por convenção, seguem uma direção: saem do polo norte e entram no polo sul. Cada ponto que constrói essa linha possui um módulo (valor), uma direção e um sentido. Essas linhas não se cruzam.

Linhas de campo magnético saindo do polo norte e entrando no polo sul em um ímã.

Fórmulas do campo magnético

Existem diferentes formas de gerar um campo magnético e, para cada forma, temos uma distribuição diferente do campo pelo espaço.

• Campo gerado por uma corrente elétrica

O campo magnético gerado por uma corrente ocorre quando há uma corrente percorrendo um fio condutor. Nesse caso, é formado um campo circular por todo o fio.

Regra da mão direita para determinar a direção do campo magnético gerado por uma corrente elétrica em um fio condutor

O sentido desse campo é determinado por meio da regra da mão direita. O polegar no fio aponta para o sentido da corrente, e os outros dedos, ao envolverem (abraçarem) o fio, representam o sentido da linha do campo magnético.

O valor do campo magnético, nessa situação, pode ser encontrado por meio da equação:

Equação para encontrar o valor do campo magnético

R – distância do fio (m)

• Campo gerado por uma bobina

Bobinas são formadas por fios condutores em formato senoidal (enrolados várias vezes).

Campo magnético gerado por uma bobina

O valor do campo magnético nessa situação pode ser encontrado por meio da equação:

Equação para determinar campo magnético em uma bobina

i – corrente elétrica (A)

N – número de voltas da bobina

L – comprimento da bobina (m)

Para saber mais, leia: Campo magnético de um solenoide.

• Campo gerado por uma espira circular

Colocando um fio condutor em formato curvilíneo, chegamos ao formato de um anel. Nessa situação as linhas de campo são perpendiculares (formam um ângulo de 90°) ao plano circular.

Campo magnético gerado por uma espira circular

Equação para determinar campo magnético em uma espira circular

R – distância do fio (m)

Veja também: Levitação magnética — o fenômeno que surge quando campos magnéticos em direções opostas interagem entre si

Campo magnético da Terra

A Terra também possui um campo magnético. Esse campo se estende por todo o planeta e funciona como um grande ímã.

Representação do campo magnético terrestre

Ele também é responsável por proteger a atmosfera terrestre de ventos solares, que poderiam destruir a atmosfera que temos. Esse campo é gerado devido ao movimento do núcleo terrestre.

Campo magnético defendendo a atmosfera terrestre.

Campo magnético e campo elétrico

A principal diferença entre o campo magnético e o campo elétrico é a sua fonte. Enquanto o campo magnético permeia o espaço de um dipolo, o campo elétrico é formado ao redor de cargas elétricas. No campo elétrico, a força exercida pelas cargas é chamada de força elétrica. Além disso, a unidade de medida do campo elétrico é newton/coulomb (N/C), enquanto a do campo magnético é o tesla (T).

No campo elétrico, as linhas de campo saem da carga positiva e entram na carga negativa, enquanto no campo magnético as linhas de campo saem do polo norte e vão para o polo sul. Para os dois campos, as cargas ou polos iguais se repelem, e cargas ou polos diferentes se atraem.