Carga Elétrica

Para entender o que é carga elétrica, vamos voltar ao conceito de átomo.

Toda matéria é formada por átomos, que são partículas divisíveis e muito pequenas. Esses átomos são, por sua vez, compostos por partículas ainda menores, os elétrons, os prótons e os nêutrons.

Os prótons e os nêutrons ficam concentrados na parte central do átomo chamada núcleo. Já os elétrons ficam na parte externa do átomo, onde giram livremente em torno do átomo numa região chamada eletrosfera.

No átomo em seu estado natural, não existe predominância de cargas elétricas. Isso indica que o número de prótons é igual ao número de elétrons, o que torna o átomo um sistema eletricamente neutro. Mas quando o átomo perde ou ganha elétrons é correto dizer que o corpo está eletrizado.

Corpo eletrizado positivamente – quando perde elétrons.

Corpo eletrizado negativamente – quando ganha ou recebe elétrons.

É importante dizer que um corpo nunca perde ou ganha prótons. Isso porque os prótons estão localizados na parte central, ou seja, no núcleo do átomo.

Quando um corpo tem excesso de elétrons dizemos que ele ganhou elétrons. Mas quando o corpo tem excesso de prótons dizemos que ele perdeu elétrons.

Na natureza, a carga do elétron é a menor carga existente, em razão disso, essa carga foi escolhida como sendo um modelo padrão para as medidas da carga elétrica.

No Sistema Internacional de unidades, a carga elétrica é chamada Coulomb, em homenagem ao físico francês Charles Augustin de Coulomb.

A carga do elétron ou do próton, em módulo, tem valor igual a 1,6.10-19 C.

Geralmente, as cargas elétricas de um corpo são muito pequenas, tornando comum a utilização de submúltiplos.

• mC (milicoulomb) – 1 mC = 10 ¯³ C
• µC (microcoulomb) – 1 µC = 10 ¯6 C
• nC (nanocoulomb) – 1 nC = 10 ¯9 C
• pC (picocoulomb) - 1 pC = 10 ¯12 C

Medida da carga elétrica
A medida da carga elétrica acontece através da quantidade de elétrons ou prótons que a carga possui em excesso.

Quantificação de Carga elétrica
A carga elétrica de um corpo pode ser quantificada. Seu valor será sempre um múltiplo inteiro da carga elementar.
Isso acontece porque, ao ser eletrizado, um corpo recebe ou perde elétrons. Para isso, é usada a seguinte equação matemática:
Q = n.e
Onde:
Q = quantidade de carga elétrica do corpo (C)
n = número de elétrons perdidos ou recebidos (C)
e = carga elementar (1,6.10-19 C)

Pode-se então concluir que a carga elétrica é uma propriedade que se encontra, por natureza, inseparavelmente ligada a determinadas partículas elementares; e que proporciona a estas partículas uma capacidade de interação mútua, de natureza elétrica.

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

O átomo

Por: Talita A. Anjos