Força Elétrica

A força elétrica é a capacidade de atração ou repulsão entre duas cargas elétricas. A equação da Força Elétrica é conhecida como Lei de Coulomb.

Força elétrica entre duas cargas de sinais iguais
Força elétrica entre duas cargas de sinais iguais

Charles Augustin de Coulomb foi um francês que, no fim do século XVIII, usando uma balança de torção, formulou uma equação capaz de analisar a força elétrica. Essa equação da Força Elétrica é conhecida como a Lei de Coulomb.

É importante lembrar que a lei de Coulomb não surgiu de um mero acaso, houve antes dessa fórmula diversos estudos, que se iniciaram na Grécia antiga quando Tales, na cidade de Mileto, observou que ao atritar uma resina fóssil, esta tinha o poder de atrair objetos mais leves, como grama seca e pequenas sementes.

Esse estudo ficou esquecido por um tempo até que, em 1600, o médico da rainha da Inglaterra, chamado William Gilbert, baseado nos estudos de Tales, inventou o pêndulo elétrico, objeto de grande utilidade na observação de fenômenos da eletricidade.

A evolução da eletrostática continuou com Otto Von Guericke, que primeiro observou a existência de repulsão entre as cargas elétricas, fato concluído por Charles DuFay ao afirmar que, além da repulsão, as cargas também possuem um poder de atração elétrica.

O físico e político americano, Benjamim Franklin, também teve sua participação quando admitiu que a eletricidade pode se transportar de um corpo para outro, e provou quando concluiu seu experimento de empinar uma pipa sob os raios de uma tempestade.

As teorias e definições sobre campo elétrico, potencial elétrico e capacidade elétrica foram concluídas por nomes como Gauss, La Place e Poisson.

Alexandre Volta também se consagrou como personalidade na história da eletrostática, em 1800, com a descoberta da pilha, pois foi aí que houve a revelação da corrente e resistência elétrica.

Vemos que a partir da descoberta da corrente elétrica, desenvolveram-se estudos sobre os fenômenos magnéticos, o eletromagnetismo e logo mais tarde a física moderna.

Enfim, a Lei de Coulomb é de grande importância, pois é através dela que podemos calcular o valor das forças de atração ou repulsão entre duas cargas elétricas.

A lei é representada matematicamente pela equação:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Onde:
F = força elétrica
Ko = constante eletrostática (para cargas situadas no vácuo)
Q = carga elétrica
d = distância entre as cargas

Veremos agora uma aplicação, na qual podemos notar o cálculo da força elétrica.

Aplicação: Duas cargas puntiformes iguais a 5. 10-6 e -4. 10-6 C se encontram no vácuo e estão separadas por uma distância de 3 metros. Determine a força elétrica existente entre elas. (Dado: Ko = 9.109 N.m² /C²)

 

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Talita A. Anjos

Artigos relacionados

Campo elétrico

O campo elétrico é uma grandeza vetorial, isto é, apresenta módulo, direção e sentido específicos a cada ponto. O campo elétrico é responsável pela força de atração ou de repulsão entre cargas elétricas e pode ser medido em unidades de volt por metro (V/m) ou em newton por coulomb (N/C).

Eletricidade

O que é eletricidade? Saiba aqui!

Equações da Eletricidade

Clique aqui e conheça as principais equações da Eletricidade, ramo da Física que estuda fenômenos de natureza elétrica.

Forças

Clique aqui e aprenda os tipos de forças existentes e quais são seus conceitos.

Resultante das forças elétricas

Como determinar a resultante das forças elétricas que atuam em um conjunto de três cargas?