Comportamento óptico do globo ocular

Podemos dizer que a principal finalidade da Óptica é o estudo e o entendimento da visão humana. Sendo assim, dizemos que o globo ocular, isto é, o olho, é o elemento básico da nossa visão. O olho pode ser descrito basicamente como sendo uma caixa esférica, que possui um sistema de lentes à frente e uma membrana fotossensível no fundo, onde a imagem é formada.

Ao olharmos um objeto, o enxergamos porque a luz que provém dele entra em nossos olhos através da córnea, que é uma abertura circular fechada por uma saliência convexa transparente situada na parte frontal da esclera. Convergindo, ela chega até à retina, local onde a imagem é formada. A luz segue, em ordem, os seguintes meios transparentes: o humor aquoso, ocristalino e ohumor vítreo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por ser um tanto difícil delinear o trajeto do raio de luz pelo globo ocular, isto é, através desses meios, convencionou-se representar todos eles por uma única lente convergente, cuja distância focal é variável, no chamado olho reduzido, conforme mostra a figura abaixo.

Representação geral de um globo ocular

No olho reduzido, a lente convergente, que fica na posição do cristalino, deve conjugar imagens reais exatamente sobre a retina, para que se possa ver com nitidez.

 

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Globo ocular humano

Globo ocular humano

Por: Domiciano Correa Marques da Silva