Luzes de Néon: Excitação Eletrônica

Você já se viu encantado pelas luzes de Néon? Aquelas presentes em festas, em acessórios de animação e carros. Elas se destacam mais na penumbra, estas luzes são originadas do fenômeno chamado de fluorescência, que nada mais é do que a excitação dos elétrons. O movimento dos elétrons produz energia capaz de gerar luz.

As luzes de Néon equivalem à fluorescência do gás Neon (elemento químico) mediante a passagem de uma corrente elétrica. Esse gás é obtido do ar atmosférico pelo processo da liquefação fracionada e é muito utilizado comercialmente.

A luz emitida do gás Neon é semelhante à das lâmpadas fluorescentes, onde os elétrons presentes são excitados até que retornem à órbita original. Essa órbita energizada emite luz, que só é transmitida enquanto há fornecimento de energia. Se o abastecimento for interrompido, ou seja, quando os elétrons retornam à estabilidade, cessa a emissão de energia.

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Objetos com luz de Néon.

Objetos com luz de Néon.

Por: Líria Alves

Artigos relacionados

Modelo Atômico de Rutherford-Bohr

Segundo o modelo atômico de Bohr ou de Rutherford-Bohr, um elétron só pode assumir os valores de energia determinados pelas órbitas.

Por que as estrelinhas, fogos de artifício com os quais as crianças brincam, não queimam?

Entenda por que as faíscas que saem das estrelinhas (aqueles fogos de artifício que as crianças amam brincar) não provocam nenhum machucado.

Por que existem diamantes de cores diferentes?

Já se perguntou por que existem diamantes de cores diferentes? Descubra aqui!

Reflexão da Luz

Você sabe como funciona a reflexão da luz? Aqui explicaremos o conceito e os tipos (reflexão regular e reflexão difusa), bem como mostraremos as leis da reflexão da luz. Resolvemos também um exercício sobre o assunto. Clique aqui para entender de vez esse processo estudado em Óptica!