Máquina térmica

Hoje sabemos que diversos tipos de equipamentos foram construídos com base na possibilidade de realizar trabalho a partir do calor, utilizando para isso energia térmica. Com base nesses conceitos, podemos dizer que máquina térmica nada mais é do que um mecanismo que faz proveito do calor para realizar trabalho mecânico ou converter trabalho em calor.

As máquinas térmicas utilizam-se do vapor da água para realizar trabalho, por isso podemos dizer que a máquina a vapor é o tipo mais simples de máquina térmica. De acordo com a história, sabe-se que a primeira máquina térmica que utilizava esse princípio foi construída por Heron, em Alexandria. Esse aparelho era bastante simples, o vapor de água fazia com que um recipiente se movimentasse.

Outro fato histórico que pode ser dito é que a máquina a vapor foi construída na França e também na Inglaterra. Seus fabricantes foram Thomas Savery e Denis Papin. As máquinas desses cientistas foram aperfeiçoadas na Inglaterra por Newcomer e Watt.  A partir daí, as máquinas térmicas foram sendo utilizadas nas mais diversas áreas como, por exemplo, na indústria de mineração, na indústria têxtil, no transporte etc.

A construção de locomotivas e navios a vapor permitiu que pessoas e produtos fossem deslocados com mais rapidez e eficiência, fato considerado até então impossível. A travessia do oceano Atlântico, que levava semanas e dependia dos ventos, passou a ser feita em alguns dias. A máquina a vapor mais simples consiste de um reservatório de água, uma caldeira e um sistema cilindro-pistão. Ao ser aquecida, a água evapora e o vapor é jogado para dentro de um cilindro, impulsionando o pistão e realizando trabalho. O êmbolo, por meio de engrenagens, movimenta rodas ou hélices.

Hoje temos diversos equipamentos que utilizam como princípio básico a máquina térmica, embora sejam mais aperfeiçoados. Por exemplo, a turbina de um avião a jato, que utiliza o calor gerado pela queima do combustível para impulsionar os gases.

Outro aparelho que podemos fazer menção é o aparelho de ar condicionado, ele utiliza-se da expansão e da compressão de um gás para transferir calor de um ambiente a outro. Assim, podemos dizer que somos cercados por aparelhos que funcionam com princípios de uma máquina térmica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Máquina térmica de Heron

Máquina térmica de Heron

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

O horse-power

Definição da unidade britânica de potência mais conhecida como horse-power (HP).

Motor de combustão interna

Saiba como funciona o motor de combustão interna.

Física do funcionamento dos refrigeradores

Leia o texto e conheça o princípio de funcionamento dos refrigeradores.

Ciclo de Otto

Você sabia que os motores de combustão interna funcionam de acordo com um ciclo termodinâmico chamado ciclo de Otto? Esse ciclo descreve, por meio de um diagrama, as transformações sofridas pela mistura de ar e combustível com o objetivo de se obter o maior rendimento termodinâmico possível.

Máquina de Carnot

Veja aqui o que é máquina térmica e conheça também como funciona a máquina térmica idealizada por Carnot, também chamada de Máquina de Carnot.