O horse-power

O Sistema Britânico de Engenharia adota como unidade de potência o horse-power, cujo símbolo é HP. Essa unidade é usada por algumas indústrias, como, por exemplo, a indústria automobilística, para fornecer as potências de suas máquinas. Você já deve ter observado, na publicidade de veículos, que as potências são dadas em HP.

James Watt foi quem introduziu a unidade horse-power. Como sabemos, foi Watt o primeiro a construir uma máquina a vapor realmente eficiente, e entre os primeiros a utilizá-la estavam os donos de minas terrestres. Eles fizeram a substituição de cavalos pelas máquinas para movimentar bombas que retiravam a água de dentro das minas.

James Watt utilizava-se da artimanha de dizer quantos cavalos seriam substituídos por uma única máquina sua, pois, assim, ele convencia seus clientes. Mas para que sua artimanha funcionasse ele precisou medir a potência média de um cavalo.

Ao que tudo indica, ele fez a experiência da figura acima, constatando que um “bom” cavalo conseguia suspender um corpo de peso de 150 libras (68,04 kg) a uma razão de aproximadamente 2,4 pés (0,73 m) a cada segundo. Portanto, a potência média desse cavalo seria:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Depois, para não ser acusado de exagerar na capacidade de suas máquinas, aumentou esse valor para:

Dessa forma, o HP passou a ser dado oficialmente por:

 

Lembrando que 1 ft = 0,3048 m e 1 lb = 4,448 N, assim, temos:

 

 

 

Cavalo puxando 150 lb à razão de 2,4 pés por segundo

Cavalo puxando 150 lb à razão de 2,4 pés por segundo

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Máquina térmica

Máquina térmica é um mecanismo que utiliza calor para realizar trabalho mecânico ou converter trabalho em calor.

Potência

Os aparelhos elétricos apesentam informações da potência consumida durante o intervalo de tempo de uma hora.