Potência

Imagine que você more em um conjunto habitacional de dois blocos de 20 andares cada. Instaladas na cobertura de cada um deles, tem-se 10 caixas-d’água de 10 mil litros de capacidade. Para encher esses reservatórios com água da rua, foi preciso instalar uma bomba-d’água no subsolo de cada prédio.

Nesse caso, as bombas funcionavam automaticamente, ou seja, quando quatro caixas ficavam vazias, elas (as bombas) eram acionadas. Um fato que ocorria era que uma das bombas sempre demorava o dobro de tempo para bombear 40 mil litros de água. Podemos dizer que essa bomba era menos potente que a outra.

De fato, a potência está relacionada à quantidade de energia transferida e ao tempo de duração dessa transformação.
Podemos verificar que os chuveiros oferecem duas posições (duas potências) para ajustar a temperatura da água: uma para quente e outra para morno.

Dessa maneira, um chuveiro que permanece ligado por um mesmo intervalo de tempo transforma energia elétrica em energia térmica em maior quantidade quando está na posição quente do que na posição morno.

Potência é representada pela letra (P) e é uma grandeza escalar definida pelo quociente entre o trabalho realizado e o intervalo de tempo gasto para realizá-lo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Caso o trabalho seja medido em joule (J) e o tempo em segundos (s), a potência será medida em watt (W). É comum vermos a potência sendo expressa em kW (1000 W).

Foi o cientista James Watt quem aprimorou a máquina a vapor, que por sinal teve papel importante na revolução industrial.

Não podemos nos esquecer de que a energia elétrica das residências é medida em kWh.

As indicações 2000 W e 2800 W indicam as potências nas posições morno e quente.

As indicações 2000 W e 2800 W indicam as potências nas posições morno e quente.

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

O quilowatt-hora

O consumo de energia elétrica de nossas residências é medido em quilowatt-hora

Rendimento de uma máquina

O rendimento de uma máquina qualquer é determinado pela relação entre a potência utilizada e a potência total recebida.

O horse-power

Definição da unidade britânica de potência mais conhecida como horse-power (HP).

Relação entre velocidade e potência

Observe a relação básica entre as grandezas escalares potência e velocidade.

Potência dissipada por um resistor

Clique aqui e veja as equações que determinam a potência dissipada por um resistor, conteúdo muito importante para o Enem.

Ciclo de Otto

Você sabia que os motores de combustão interna funcionam de acordo com um ciclo termodinâmico chamado ciclo de Otto? Esse ciclo descreve, por meio de um diagrama, as transformações sofridas pela mistura de ar e combustível com o objetivo de se obter o maior rendimento termodinâmico possível.