Energia mecânica

Sabemos que a energia faz parte de nossas vidas. Utilizamos a energia para ligar a TV, a geladeira, os ventiladores, o rádio, para aquecer a água do chuveiro etc. Desta forma, podemos dizer que ela é essencial para nossa sobrevivência. Sendo assim, podemos dizer que as fontes de onde conseguimos a energia são de fundamental importância para nossa sobrevivência.

Energia é uma palavra que se originou do grego e que significa trabalho. O primeiro cientista a fazer uso desta palavra foi Thomas Young. Embora sejam os mais variados estudos relacionados à energia, podemos dizer que ainda não sabemos qual a sua correta definição.

Toda energia associada ao movimento ou à possibilidade de haver movimento é denominada de energia mecânica. Por exemplo, um objeto sofrendo uma queda, ou seja, caindo, tem, a cada instante, energia cinética decorrente da sua velocidade e energia potencial gravitacional decorrente da altura em relação ao referencial adotado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se o objeto analisado estiver preso a um corpo elástico, como, por exemplo, uma corda de bungee jumping, ele poderá apresentar também energia potencial elástica.

Assim, em termos da Física Clássica, podemos dizer que a energia mecânica de um sistema é constituída por duas parcelas de energia, a energia cinética e a energia potencial, sendo que essa última pode se apresentar armazenada no sistema sob as modalidades gravitacional e elástica.

Sendo assim, na Mecânica Clássica podemos definir a energia mecânica matematicamente da seguinte forma:

A energia mecânica é constituída pelas energias cinética e potencial

Portanto, podemos expressar a energia mecânica como sendo a soma da energia cinética e a energia potencial do sistema. Assim, temos:

Em= Ec+ Ep


Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao  assunto:

Durante a queda de um salto de bungee jumping, a energia potencial gravitacional se converte gradualmente em energia cinética

Durante a queda de um salto de bungee jumping, a energia potencial gravitacional se converte gradualmente em energia cinética

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Energia elétrica

Saiba mais sobre a energia elétrica, tipo de energia presente em quase tudo o que fazemos.

Energia potencial elástica

Clique aqui e saiba o que é e como se determina a energia potencial elástica, tipo de energia armazenada em corpos elásticos.

Como resolver exercícios de conservação da energia mecânica?

Você sabe como resolver exercícios de conservação da energia mecânica? Quando um sistema físico está sujeito exclusivamente à ação de forças não dissipativas, o módulo de sua energia mecânica permanece inalterado, ou seja, a energia mecânica se conserva. Sabendo isso, é possível resolver facilmente alguns exercícios!